“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Valência, Comunidade Valenciana - Espanha 2013

Nosso objetivo em Valência era conhecer a Cidade da Artes e das Ciências, um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento inaugurado em 1998, construído sobre o leito do Rio Tunia, que se caracteriza pelo desenho arrojado e futurista.
É formado pelo Umbracle (estufa), Palácio das Artes Rainha Sofia (Palau), Hemisfério, Museu das Ciências Príncipe Filipe, Oceanográfico e Ágora. O conjunto tem 350.000 m2 e o acesso se dá por uma ponte com um pilar de 125 metros de altura, o ponto mais alto da cidade.
Mais uma vez fomos premiados com um final de tarde maravilhoso que tingia o céu com tons de vermelho e laranja.

ponte de acesso com Ágora à esquerda

De um lado da ponte ficam o Umbracle, o Museu das Ciências, o Hemisfério  e o Palácio das Artes.


O Umbracle é a entrada da cidade formado por 55 arcos fixos e 54 flutuantes num total de 300 metros de comprimento e 60 metros de largura. Abriga plantas da região tendo ao lado o Passeio das Esculturas.





Paralelo ao Umbracle fica o Museu das Ciências Príncipe Filipe que lembra o esqueleto de um animal pré histórico. Com 230 metros de comprimento e 70 metros de altura abriga quatro salas de espetáculo.


Umbracle à direita, Hemisfério a frente e Ágora ao fundo


O Hemisfério é uma sala de projeção de filmes em 360 graus. Tanto o Hemisfério quanto o Museu das Ciências estão construídos ao lado de um espelho de água que multiplica suas imagens.




Os jardins e os espelhos d'água são usados para atividades e recreação.




O último edifício deste lado é o Palácio das Artes Reina Sofia ou Ópera que abre para concertos e apresentações musicais. Lembra uma nave espacial ou um capacete, não importa pois é muito bonito.

Hemisfério e Palácio das Artes



A entrada para os pavilhões é cobrada, e cara, sendo oferecido pacotes combinando as atrações. Nem sempre é possível visitar todas já que algumas só abrem para espetáculos. É interessante consultar preços e pacotes assim como comprar ingressos pelo site  https://tickets.cac.es/internetCAC/listadoProductos.vpi?languageid=4

Do outro lado da ponte estão o Ágora e o Oceanográfico.

O Ágora é um espaço multi funcional onde podem ocorrer congressos, convenções, concertos, representações ou exposições. Tem sido o palco do torneio de tênis, o Open 500 de Valência.




O Oceanográfico foi o único pavilhão que visitamos. Da ponte o avistamos assim.



Este é o maior aquário da Europa com os principais ecossistemas marinhos, oferece várias atividades e um show com golfinhos.


a esfera que víamos de longe abriga aves







Adoramos....




















Nenhum comentário:

Postar um comentário