“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Cânions Gaúchos - Serras e Cânions - Santa Catarina e Rio Grande do Sul - Brasil 2020

 Fizemos de Cambará do Sul nossa base para conhecer os cânions, escolhemos um lindo hotel com lago e muito verde bem próximo ao centro da cidade, Cambará Eco Hotel. A ideia era estar perto da cidade para as refeições mas muitos restaurantes estavam fechados devido a pandemia e havia poucas opções, porém o hotel compensou.



No caminho de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul passamos por belas paisagens, há alguns cânions já na região mas a estrada era ruim e acabamos desistindo de conhecê-los.






No dia seguinte conheceríamos primeiro o Cânion Itaimbezinho, na mesma estrada que o hotel, mas logo no início tivemos que voltar pois a estrada estava fechada por um comício político, a entrada dos cânions era gratuita e a proposta era privatizar, hoje isso já aconteceu e até apoio desde que reverta em melhorias principalmente nas estradas de acesso e sinalizações.

Então fomos em direção ao Cânion Fortaleza, distante 18 km do hotel,



pena a estrada não se manter nessa qualidade, os últimos 9 km não são asfaltados. Ao chegarmos paramos o carro e há 3 opções de trilhas: Mirante do Fortaleza, Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo mas nos aproveitamos da dica do https://sempressadevoltar.com/2018/08/os-canions-e-as-cachoeiras-de-cambara-do-sul/ e fizemos uma trilha que sai à esquerda logo no estacionamento




e em poucos minutos tínhamos esta vista maravilhosa


Foram muitas fotos de todos os ângulos e dos grandes paredões, acho que o vídeo mostra melhor toda essa grandiosidade.


Daqui víamos o mirante, final da trilha do mesmo nome, uma bela subida, um guia que estava acompanhando uma família disse que a vista era muito parecida.



pessoas caminhando na trilha do Mirante 

Para voltarmos fizemos um outro caminho passando por um riacho com pequenas quedas.




Retornamos pelo mesmo caminho da ida e desta vez a estrada para o Cânion Itaimbezinho já estava liberada. Aqui há mais infraestrutura com um receptivo e banheiros e também são 3 trilhas, as Trilhas do Vértice e do Cotovelo saem desse ponto já a Trilha do Rio do Boi é na parte baixa do cânion, são 14 km ida e volta e é necessário o acompanhamento de um guia. Essa parte baixa do cânion deve ser linda, uma pena que as estradas que ligam a cidade de Praia Grande em Santa Catarina a Cambará do Sul no Rio Grande do Sul é péssima demandando muito tempo. Fizemos a Trilha do Vértice, a mais fácil e curta com 1,5km mas a Trilha do Cotovelo também é tranquila pois apesar da distância de 6 km é plana.

Na Trilha do Vértice o caminho é fácil com muita sombra


e logo chegamos ao vértice, início do cânion, e algumas cachoeiras.



Na foto abaixo vemos o Rio do Boi na parte baixa do cânion


a região é muito bonita.





Ainda iríamos conhecer uma das cachoeiras das várias que existem na região mas não conseguimos localizá-la, uma pena.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário