“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Serra Catarinense - Serras e Cânions, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - Brasil 2020

 Em Florianópolis só iríamos passar algumas horas mas para ter um gostinho a mais da linda cidade escolhemos um hotel de frente para sua famosa ponte Hercílio Luz.

ponte Hercílio Luz
No caminho para a região serrana paramos em Laguna, bela cidade praiana com lindas vistas do Mirante do Morro da Glória.


no centro há o marco histórico do Tratado de Tordesilhas


e na saída uma linda ponte em homenagem a Anita Garibaldi.


A partir daqui uma região rural muito bonita


até que chegamos a ela, Serra do Rio do Rastro, paramos num mirante esperando abrir e já sentindo a beleza de toda região


mas mais uma vez fomos surpreendidos pelo número de pessoas que tiveram a mesma ideia, eram muitas motos e muitos carros esperando para começar a subida, para piorar o dia estava nublado, baixa visibilidade


e, o mais absurdo, os caminhões e ônibus também sobem pela serra e para que passem pelas curvas numa estrada tão estreita os outros carros param, foram várias as vezes que isso aconteceu, passamos bastante tempo parados, aguardando...



estava sendo decepcionante, não podia acreditar, às vezes nos surpreendíamos com a beleza meio escondida


nem sequer paramos no mirante do alto, estava lotado, com pouca visibilidade e teríamos mais dias já que o Resort fica em frente a este mirante.

Bastou sairmos da serra e o dia ficou mais claro, logo chegamos em São Joaquim.


Lá nosso hotel tinha esta vista


mas logo saímos para passear pelas inúmeras vinícolas da região e o que nos encantou foi a paisagem, maravilhosa...






No dia seguinte seguimos para Urubici, mais uma vez paisagens lindas


até que chegamos no Mirante Urubici


passamos rapidamente pela cidade pois queríamos fazer a outra serra, a Serra do Corvo Branco, e estávamos preocupados em estar tão lotada como a do dia anterior. Infelizmente estava, eram muitos carros numa estrada estreita e não asfaltada


até que chegamos em um ponto com carros parados e vazios, todos queriam explorar a parte mais incrível dessa serra, uma garganta aberta na rocha com paredões de 90 metros, um lugar único.




Muitos carros voltam daqui mas seguimos e encontramos uma serra sinuosa, estreita, perigosa mas com um visual maravilhoso.



No final esta visão geral da serra



e a dúvida, por onde vamos voltar?? o Carlos como motorista decidiu não retornar pela serra, realmente é perigosa, mas seguindo teríamos que retornar pela Serra do Rio do Rastro e a experiência no dia anterior não tinha sido boa mas foi isso que fizemos.

E que decisão maravilhosa, tudo estava diferente, poucos carros, sem caminhões e um dia ensolarado com total visibilidade, aí sim a serra deu um show!!! aquele que esperávamos.













Quando chegamos ao mirante o local estava bem tranquilo e pudemos ter esta visão.



Daqui fomos para o Resort do Rio do Rastro que fica em frente, hotel lindo e bem cuidado




Nosso chalé e região




adoramos a companhia das lhamas



No dia seguinte alimentados e descansados fomos explorar outros atrativos, todos ao redor de Urubici, são muitos. Começamos pela Cachoeira do Avencal, bem próximo ao Mirante de Urubici, esta cachoeira recebeu esse nome pela grande quantidade de avencas na região, é uma queda de 100 metros formada pela Rio Funil ao encontrar um paredão em semicírculo.



Tem acesso pela parte superior, o que visitamos e pela parte inferior. A parte superior é explorada por dois parques que oferecem diferentes atividades.



Passamos por Urubici e fomos para a direita onde visitamos a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, uma gruta natural formada por paredões e com uma queda de água de 10 metros.




No local os fiéis deixam fotos e objetos agradecendo as graças alcançadas.


Seguindo pela mesma estrada fica o caminho para o Morro da Igreja, é de lá que se avista a famosa Pedra Furada, mas pela pandemia a subida até o topo estava proibida, abaixo foto da Pedra Furada do site da cidade.


Mas fizemos a subida e um pouco antes do bloqueio na estrada fica a Cascata Véu da Noiva, o local conta com restaurante, banheiros e uma pousada.




Na volta finalmente paramos em Urubici para admirar sua igreja gótica, uma das maiores do estado.




Retornando ao Resort paramos na Cachoeira da Barrinha, logo após Bom Jardim da Serra ao lado de uma churrascaria.


Por último, logo após a entrada do Resort fica o acesso ao Cânion da Ronda



após a escada mais uma subidinha


para chegarmos ao lado do cânion





Em frente fica o Parque Eólico com 72 torres.


Antes de retornarmos ao Resort fomos novamente ao mirante para uma foto clássica.


No dia seguinte, na despedida da serra catarinense, passamos novamente no mirante, feriado acabado, local bem tranquilo com domínio dos quatis


só não esperávamos uma visão da serra totalmente diferente da dos dias anteriores.



Seguimos para Bom Jardim da Serra para pegarmos a BJ 050 Rota dos Cânions, 134 km numa estrada de terra, há alguns cânions no caminho mas o cansaço da estrada assim como o tempo nos fizeram ir direto para o hotel em Cambará do Sul, só curtimos a bicharada que encontramos.




Só uma observação, a região tem muitos atrativos e muitas trilhas para quem tiver mais tempo e disposição.




















































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário