terça-feira, 7 de setembro de 2021

Serra Gaúcha - Serras e Cânions - Santa Catarina e Rio Grande do Sul - Brasil 2020

Escolhemos Gramado como nossa base nas serras gaúchas por ser uma cidade muito bonita, com excelente rede hoteleira e gastronomia; já tínhamos visitado a cidade, assim como Canela, há 15 anos atrás. Começamos por Canela e fomos direto para o Parque do Caracol com o objetivo de andar nos Bondinhos Aéreos, entrada independente do parque. São duas paradas, a primeira na Estação Animal com mirante, esculturas e exemplares da fauna e flora da região e a segunda é a Estação Cascata com vista da Cascata do Caracol e seus 131 metros de queda.

Daqui seguimos mais a frente e fomos ao Parque dos Paredões, dois mirantes com vista da serra ao redor do Rio Caí, entrada paga num lugar bem tranquilo e só com os mirantes para oferecer.

Mirante mais distante da entrada

Mirante mais próximo da entrada

Um pouco mais a frente fica o Vale da Ferradura ao redor do mesmo Rio Caí, aqui foi construído recentemente o Skyglass, primeira plataforma de vidro e aço da América do Sul.

No dia seguinte fomos para o outro lado de Gramado, em direção a Nova Petrópolis, não paramos na cidade que nos pareceu bem bonita

nosso destino era o Mirante Ninho da Águia, local para voos de parapente e asa delta com boa infraestrutura e excelentes vistas.

Também curtimos os clássicos de Canela

e de Gramado

Último dia seria na estrada a caminho de Porto Alegre e que bela estrada

aproveitamos para conhecer os Caminhos de Pedra, rota rural com cerca de 12 km, original da época da imigração italiana com prédios históricos que oferecem produtos locais.

No final fizemos um desvio para avistar a Cascata dos Amores de um mirante em frente a vinícola Fornasier

e na tentativa de voltarmos nos perdemos na região que é belíssima.

O nosso GPS nos fazia dar voltas, sinal de internet não tínhamos, acabamos por perguntar para um grupo que fazia trilhas, mais tarde vi fotos da região no instagram da Cláudia do blog   www.felipeopequenoviajante.com, muita coincidência, amigas virtuais podíamos ter nos conhecido casualmente.