“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Brézé, Saumur, Azay-le-Rideau e Villandry, França - França e Espanha 2017

Dentre os castelos mais visitados do Vale do Loire o Château de Brézé não costuma constar mas quando li que o atual castelo renascentista foi construído sobre uma estrutura medieval de túneis e grutas resolvemos conhecê-lo e não nos arrependemos.

Sua bela estrutura renascentista está rodeada por videiras e ocupa uma grande área.




Mas o surpreendente está na fortaleza subterrânea


com seus fossos secos rodeados por altas muralhas.


Aqui se encontram 3 prensas de vinho do séc. XVI, que ainda funcionam.


Há também moradias trogloditas.


Aqui também funcionaram padarias medievais com uma grande chaminé, afinal o lugar é imenso e impressionante, diferente de tudo mais que vimos na região.




Antes de chegarmos em Brézé passamos por Saumur para nos encantarmos com as vistas do lindo e romântico Château  de Saumur do séc. XIV.




Seguimos para mais um castelo menor porém pitoresco, o Château Azay-le-Rideau. Foi construído no séc. XVI a mando da esposa do corrupto Ministro das Finanças de Francisco I e faz a transição do gótico para o renascimento onde as torres deixam de ser defensivas para serem decorativas e os fossos se tornam piscinas. Era um palácio para curtir a vida, somente usado no verão, com um raro desenho triangular refletido no espelho da água do fosso. Considerado o mais feminino dos castelos do Loire.







A sua volta há lindos jardins, pontes e riachos.





A cidade onde fica também é bem graciosa, vale a visita.
Por último fomos conhecer o Château de Villandry, famoso pelos seus jardins. Este château, assim como a maioria do Loire, possui folheto em português, e oferece visita só aos jardins, só ao castelo e para os dois. Visitamos só os jardins que realmente são magníficos, no folheto há indicação de acesso a terraços que facilitam a visualização dos mesmos. Na rua onde fica o château há estacionamento fácil e gratuito.

château
Nem só de flores vive o jardim.















Show de beleza, organização e cuidados...











Nenhum comentário:

Postar um comentário