“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Perúgia - Itália 2015

Perúgia é a principal cidade da Úmbria, inicialmente não estava no nosso roteiro até que vimos uma foto do aqueduto, essa incrível construção romana hoje tem ao lado uma escada que leva da cidade baixa para a alta, após muitos e muitos degraus.


Não encontrei informações sobre ele mas ver esses arcos, essa enorme escada atravessando as muralhas foi mágico.



Aqui, ao redor desse lugar, é onde a cidade é mais medieval.




 Ao lado trechos de muro etrusco, os fundadores da cidade. Dessa época, além dos muros, há um poço e um porta da cidade, a vimos quando chegávamos e estava sendo restaurada.


Aliás escolhemos um hotel na parte baixa da cidade, onde facilmente poderíamos chegar de carro mas o nosso amigo GPS resolveu que o melhor caminho seria passando pelas estreitas ruelas medievais, e dá-lhe emoção sem saber se na próxima curva o carro teria espaço suficiente.


Perúgia, assim como outras cidades da Úmbria que conhecemos, possui um sistema de acesso mecanizado formado por escadas rolantes e elevadores. E foi por uma delas que conhecemos parte da Rocca Paolina, fortaleza subterrânea construída pelo Papa Paolo III em 1540.




Chegamos na Piazza Italia onde fica a prefeitura.


Daqui sai a principal via da cidade, Corso Vannucci, com muitas lojas e restaurantes. No final ficam a Catedral de San Lorenzo, Fonte Maggiore e o Palazzo de Priori. Mas nesse dia acontecia um evento diferente, uma filmagem, e a cidade toda estava alí.



Fugindo da multidão fomos para uma rua paralela onde havia um mercado de roupas e um terraço com lindas vistas da cidade baixa e região.





 Perúgia foi nossa base para conhecer a Úmbria e no dia seguinte pudemos explorar melhor seus monumentos.

A Catedral de San Lorenzo de 1345 possui uma fachada discreta e na parte voltada para a Fontana Maggiore, uma loggia com trechos da muralha romana e um púlpito.




Do outro lado da fonte fica o Palazzo dei Priori, construído no séc. XIII apresenta no pórtico de entrada as figuras de um grifo e um leão.



Na fachada lateral há um magnífico portal.


Perúgia nos encantou.































Nenhum comentário:

Postar um comentário