“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Assis - Itália 2015

Há tempos queríamos conhecer Assis, uma cidade medieval com um passado muito importante, foi aqui que nasceu São Francisco, o santo dos pobres e dos animais. Nascido em 1182 numa família de comerciantes recebeu, através de uma visão, a missão de reconstruir uma igreja nos arredores da cidade, lá em contato com os pobres e com a enorme desigualdade social, sofrendo pressão da família, decidiu fazer  voto de pobreza, abandonou tudo para ajudar aos necessitados. Antes de viajarmos assistimos "Irmão Sol, Irmã Lua" que conta a história da vida de Francisco, é um filme puro, singelo e emocionante.

Dois anos após a sua morte, em 1228, começou a construção da Basílica que hoje domina a paisagem da cidade.

Assis
Mas antes de chegarmos à cidade passamos por Santa Maria degli Angeli, há menos de 15 minutos de Assis. Lá conhecemos a Basílica que tem no seu interior a Igreja da Porciúncula, local escolhido por Francisco para meditar e para onde quis ser levado antes de morrer.

Basílica de Santa Maria degli Angeli
Igreja da Porciúncula
Seu interior é simples e bonito e há uma placa indicando o local onde Francisco morreu.

Daqui seguimos para a cidade entrando por umas das suas oito portas medievais, a Porta San Pietro e logo chegamos a basílica.




Basílica



Entramos inicialmente na Basílica Inferior, a primeira a ser construída. Toda decorada com afrescos contando a história do santo é nela que fica a cripta de São Francisco.






Depois fomos para a Basílica Superior, com sua linda fachada gótica e um interior decorado com afrescos representando passagens da Bíblia.

.



Mas é do lado de fora o encantamento maior com um grande gramado tendo ao fundo a estátua de São Francisco, cabisbaixo ao voltar da guerra, é o Cavaleiro Regresso.



Cavaleiro Regresso
Daqui também avista-se a região incluindo a Basílica de Santa Maria degli Angeli.



Seguimos pela rua logo a frente, lotada de lojas, hotéis e restaurantes.



Até chegarmos à principal praça da cidade, Piazza del Comune, com o Templo de Minerva, um templo romano do séc. I.





Há muitas outras igrejas, dentro e fora das muralhas, relacionadas à  São Francisco, mas preferimos retornar ao estacionamento para conhecer outra parte da história desta cidade, a medieval representada pelas muralhas e pela Rocca Maggiore.

No caminho nos encantamos com a beleza desse lugar, florido e bem cuidado, lotado de recantos especiais, e nada mais apropriado para a cidade do que esta estátua viva.


.











Até sairmos por uma outra porta medieval, a Porta San Francesco.


Contornamos a cidade, há vários estacionamentos no entorno, entramos com o carro por uma outra porta, a Porta Perlici, e ruelas íngremes depois chegamos a Rocca Maggiore, construída em 1360 para reforçar as defesas da cidade e a autoridade papal.








Daqui avistamos a outra fortificação da cidade, Rocca Minore ao fundo.



E Assis vista do alto, maravilhosa...




Independente da crença de cada um é impossível não se emocionar com a vida de São Francisco, sua pureza, seu amor, sua ligação com os animais. Acho que nunca é demais lermos sua oração.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário