“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Montanhas Rochosas do Canadá I - Estados Unidos e Canadá 2023

 As Montanhas Rochosas são uma cordilheira de 4.830 km localizadas em vários estados americanos e nos estados de Alberta e Colúmbia Britânica no Canadá, foi esta parte que fomos conhecer. Voamos de Nova York para Calgary onde pegamos nosso carro alugado e seguimos para Banff, cerca de 140 km, onde dormimos duas noites, no caminho elas já se apresentaram.

Perto de Banff encontramos guichês para a compra de ingressos para o parque, o pagamento é feito pelo número de dias e o comprovante deve ficar a vista servindo para entrada em qualquer parque canadense e também para os estacionamentos.

A melhor época para visitar essa região é de junho a setembro, quando as estradas estão liberadas, mas também a procura é muito alta assim como o custo então o melhor é final de junho ou início de setembro e foi o que fizemos. Importante fazer as reservas com bastante antecedência pois apesar dos valores elevados as vagas se encerram rapidamente. 

A partir deste ano não se pode mais estacionar ao redor dos lagos Louise e Moraine, é necessário reservar um transfer que sai da área de estacionamento da estação de ski, do outro lado da estrada, e faz o trajeto para cada um dos lagos assim como o retorno ao estacionamento, e foi o que fizemos. Sem dúvida facilita o acesso aos lagos mas te obriga a visitá-los no dia escolhido, no nosso caso um dia que amanheceu bem chuvoso....

Saímos de Banff em direção aos lagos, cerca de 40 minutos, e mesmo com o tempo nublado a paisagem encanta

é comum encontrarmos passarelas para a travessia dos animais

como ainda tínhamos tempo fomos um pouco mais a frente, passamos por Field em frente ao Yoho National Park


e seguindo o Emerald River chegamos numa Ponte Natural belíssima





mais a frente o Emerald Lake mais o dia não ajudou


Começamos a retornar mas antes entramos no Yoho Park em direção a Takakkaw Falls, o caminho estava fechado porém vimos o Meeting of the Waters, dois fluxos de água se encontrando meio escondidos pela vegetação.




Finalmente fomos para os lagos, mesmo com o tempo bem ruim o estacionamento estava lotado, ninguém tinha desistido... primeiro fomos para o Lake Louise, lindo mesmo na chuva.






Próximo ao lago o Hotel Fairmont, quem se hospedar aqui ou contratar algum passeio tem o estacionamento liberado.


Novamente pegamos o transfer que levou cerca de meia hora por uma estrada bem sinuosa para chegar no Lake Moraine, cercado de enormes paredões

em uma das pontas uma montanha de pedras que muitos escalam para ver o lago do alto





 um tico-teco para alegrar


Retornamos ao estacionamento, pegamos nosso carro e íamos pegar a Bow Valley Parkway, estrada paralela a Trans-Canada 1 com alguns pontos de interesse e uma maior chance de avistar animais,  quando vimos alguns carros parados imaginamos se tratar de algum animal e era um urso, o nosso primeiro urso, muita emoção e respeito...




Na Bow Valley Parway paramos na Morant's Curve, um mirante para vários picos mas havia muitas nuvens



No final desta estrada fica um dos locais mais interessantes perto de Banff, Johnston Canyon, um canyon com passarelas ao lado do rio chegando à parte baixa de cachoeiras, depois há uma trilha que chega na parte alta, a ideia inicial era fazer essa trilha pela parte baixa nesse dia mas com a chuva acabamos por desistir, poderíamos fazer no dia da volta. Fomos então explorar a cidade que tem belas paisagens.

Primeiro fomos ao Surprise Corner View Point, onde vimos as Bow Falls e o Hotel Fairmont.



Continuamos pela cidade e encontramos uma marmota pequenina fazendo pose


passamos pelo caminho dos hoodoos


vimos um alce, pena que bem distante


chegamos no Two Jack Lake, pena o dia estar tão feio....



retornamos para a cidade, cruzamos o rio Bow e fomos perto do Hotel Fairmont ver as Bow Falls de outro ângulo.


Belas paisagens mesmo num dia chuvoso...
































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário