“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cartagena das Índias, Colômbia (Fortificações) - Colômbia e Panamá 2013

A construção das muralhas começou no final do século XVI pelo engenheiro italiano Bautista Antonelli, dos seus 11 km iniciais restaram 7 que se tornaram  um símbolo da cidade. Pode ser percorrida em toda a sua extensão oferecendo vistas magníficas do mar, do por do sol, das torres e telhados da cidade assim como dos imensos prédios na orla do bairro Bocagrande, bairro fora das muralhas onde se encontram as praias que podem ser frequentadas.

muralhas e o mar do Caribe




um dos seus 16 baluarters e muitos canhões
entrada da cidade
O Castelo de San Felipe de Barajas foi construído para, junto com as muralhas, proteger a cidade de ataque de piratas. Sua construção começou em 1656 sobre a montanha  de San Lázaro. Foi a maior e mais forte fortaleza construída pelos espanhóis em suas colônias e apesar de inúmeros ataques nunca caiu em mãos inimigas.

Saímos das muralhas, contornamos a Baía de Las Animas e nos encantamos com as torres vistas por fora das muralhas, as torres de San Pedro de Claver.



Seriam cerca de 2 km até o forte mas o calor já estava insuportável e fomos de táxi. Aqui os táxis não tem taxímetro, o preço é fixo entre os bairros da cidade, cerca de 6 mil pesos           ( R$6,00) e oferecem um grande conforto, ar condicionado....

A visita pode ser feita com áudio guia mas não me pareceu necessário porém  água, chapéu e protetor solar são indispensáveis já que  após uma subida íngreme chega-se ao topo onde se encontram as construções, tudo debaixo de um sol escaldante.




No caminho há entradas para uma rede complexa de túneis que ligavam pontos estratégicos do forte com as provisões e a saída. Neles qualquer som era facilmente transmitido facilitando a comunicação e a percepção de um inimigo.


No topo não há muito a se ver além das paredes e bastiões





mas oferece lindas vistas da cidade e suas lagunas


Há ainda o Convento de Popa no local mais alto da cidade e o Monumento à Índia Catalina que teria servido de intérprete para o fundador da cidade.























Nenhum comentário:

Postar um comentário