“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cartagena das Índias, Colômbia (Centro Amuralhado) - Colômbia e Panamá 2013

Fundada em 1533 por Pedro de Heredia Cartagena rapidamente tornou-se uma cidade rica pois do seu porto  o ouro do Perú seguia para a Europa, tornando-se  alvo de ataque de piratas, franceses e ingleses,  o que levou a construção das muralhas e do Forte de San Felipe de Barajas em uma das colinas próximas. Foi atacada com sucesso em 1697 pelo almirante francês Jean Desjean, o Barão de Pointis,  mas o ataque britânico de 1740 fracassou, mesmo sendo mais poderoso, e teve como herói o militar espanhol Don Blas de Lezo, que mesmo sem uma perna, um braço e um olho comandou com heroísmo seus homens; sua estátua hoje está em frente ao forte.

Toda essa história e riqueza deixaram marcas na cidade tornando-a Patrimônio da Humanidade.

Cartagena, suas muralhas e seus telhados
A grande atração da cidade é seu centro histórico dentro das muralhas com suas casas coloniais, seus lindos balcões floridos, típicos da classe alta, suas igrejas e praças.

A Igreja San Pedro Claver, fundada pelos jesuítas no séc. XVII, tem uma fachada de pedra e foi residência de Pedro Claver, chamado de "escravo dos escravos" assistia aos negros africanos e foi o primeiro a ser canonizado no Novo Mundo.

Igreja San Pedro Claver
Praça San Pedro Claver e a torre da Catedral ao fundo
A Praça da Aduana é a maior e mais antiga, nela está a prefeitura e uma estátua de Cristóvão Colombo.

Praça da Aduana 
Entre as praças a mais encantadora é a Praça dos Coches, usada como mercado de escravos hoje apresenta os mais lindos balcões floridos sobre arcadas coloniais, sob as quais se encontram barraquinhas vendendo doces típicos, o Portal dos Doces. Ao centro está a estátua do fundador, Pedro de Heredia.

Praça dos Coches
símbolo da cidade
É nesta praça que fica a Porta do Relógio, principal saída da cidade murada levando ao porto turístico da Bodeguita, também conhecido por Pégasus; antigo porto da cidade é dele que hoje saem os barcos para Playa Blanca e Isla Rosario.

Torre do Relógio
barcos turísticos
A Catedral de Cartagena fica próxima à praça mais arborizada e fresca da cidade, a Plaza Bolivar. Construída em 1557 seu destaque é a torre que se avista de toda a cidade mas é a noite que encanta e inspira.

Catedral
torre da Catedral
Na praça estão também o Museu do Ouro e o Museu da Inquisição, o último bem interessante.

A Plaza de Santo Domingo foi a que mais visitamos pois ficava bem próxima ao nosso hotel. É bem ampla, com vários restaurantes com suas mesinhas ao ar livre, a Igreja de Santo Domingo, a mais antiga da cidade, e uma estátua de Botero, doada pelo artista colombiano à cidade.

escultura de Botero

Entre nosso hotel e esta praça são várias ruas encantadoras com suas casinhas coloridas e suas varandas floridas.






Outra atração em seu interior são as Bóvedas, próximas a Torre do Relógio e das muralhas são 23 lojas de artesanato. Foram construídas no séc. XVIII para armazenar munição, posteriormente no período republicano foram usadas como prisão. Não conseguimos aproveitar muito este passeio pois chegaram 3 ônibus de cruzeiro que invadiram e inflacionaram o local mas não vimos muita diferença de preço entre as lojas daqui e as outras espalhadas pela cidade.

Bóvedas




























Nenhum comentário:

Postar um comentário