“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Panamá City, Panamá (parte moderna) - Colômbia e Panamá 2013

Descoberto pelo espanhol Rodrigo de Bastida em 1501 o Panamá foi anexado à Colômbia em 1751.  Em 1878 o francês Ferdinand de Lesseps, o mesmo que construiu o Canal de Suez, conseguiu uma concessão da Colômbia para iniciar as obras de um canal ao nível do mar que ligaria o Oceano Atlântico ao Pacífico, o Canal do Panamá. Apesar de sua experiência com o Canal de Suez Ferdinand encontrou muitas dificuldades com as  chuvas torrenciais, enchentes, desmoronamentos, doenças tropicais como a malária e a febre amarela, o que o levaram a alterar seus planos incluindo a  construção de comportas; mesmo assim sua companhia faliu e as obras foram interrompidas em 1889. Na época o presidente americano Roosevelt tinha interesse em concluir o projeto pois a ligação entre os dois oceanos era de grande importância militar e econômica e começou a negociar com a Colômbia assinando um tratado em 1903 que não foi ratificado pelo senado colombiano. Roosevelt então resolveu apoiar um grupo de rebeldes que queriam a independência do Panamá colocando sua marinha em águas panamenhas, dessa forma o Panamá tornou-se independente em 1903 e concedeu aos Estados Unidos o controle da zona do canal , incluindo uma área de 8 km de largura de cada lado, por 85 anos; posteriormente a Colômbia recebeu uma indenização americana de 25 milhões de dólares. Após 10 anos de trabalho o Canal foi inaugurado em 1913, sua administração só passou para o governo panamenho em 1999. O canal tem 82 km de extensão, 152  metros de largura, 26 metros de profundidade e três eclusas duplas, sua travessia leva 15 horas economizando 12.875 km, por ano passam cerca de 12.000 embarcações com um custo de cerca de 250.000 dólares cada. Sua construção custou 360 milhões de dólares e 5.000 mortes, a maioria causada pela malária e febre amarela.


A visita ao local inclui um museu que conta a história de sua construção, a flora e a fauna encontradas e as grandes dificuldades vencidas. Há também um simulador de uma embarcação cruzando o canal. De um terraço parcialmente coberto avistam-se as comportas Miraflores e a passagem dos navios, tudo narrado em espanhol e inglês.

comportas Miraflores e canal
aproximação de navios 
entrada no canal
ajuda de rebocador e de carros com cabos
abertura das eclusas
saindo das comportas
em direção ao Atlântico
ajuda de carros com cabos
Abaixo a localização do canal no Panamá, suas eclusas e lagos.



O vídeo abaixo explica detalhadamente seu funcionamento.

http://www.youtube.com/watch?v=DonwI6YjH_A    de Clodoaldo J B Prado

 Desde de 2007 estão sendo realizadas obras de ampliação para permitir a passagem de navios de maior porte.

Além do canal os americanos construíram ferrovias, rodovias, hidroelétricas, uma base aérea e vilas militares. Na entrada do canal pelo Oceano Pacífico construíram um forte e uma via ligando o continente a quatro ilhas. Nessa via de 2 km ladeada por palmeiras foram usados rochas das escavações para a construção do canal. Seu nome é Amador Causeway e hoje é um importante ponto de lazer para os panamenhos e turistas. Há vários bares e restaurantes, marinas, um duty free, lindas vistas do skyline e do Casco Viejo.

Museu da Biodiversidade no início da Amador
Amador Causeway e as 4 ilhas ao fundo
navios aguardando para atravessar o canal
Oceano Pacífico e a cidade ao fundo
uma das marinas
Ponte das Américas ao fundo
skyline
skyline
lindooooo


















































































2 comentários: