“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

San Leo - Itália 2015

San Leo impressiona, e muito...

seja de longe, no alto de um penhasco de quase 600 metros


seja pelo caminho para se chegar a ela


A Fortaleza no alto de um penhasco vertical presenciou muitas batalhas, foi prisão quando o domínio era do Estado Papal e hoje é um museu. Um dos seus presos foi Cagliostro, um alquimista que misteriosamente conseguiu fugir, isto numa época em que o acesso a fortaleza era feito por um cesto suspenso por roldanas. O acesso com carro estava fechado e nos contentamos em vê-la só de longe, tarefa fácil pois sua grandiosidade a faz ser avistada de qualquer ponto da cidade.




A construção mais antiga de San Leo é sua catedral, construída no local onde São Leo fazia suas orações. São Leo teria chegado a cidade no séc. II pregando o Cristianismo, tornou-se seu primeiro bispo e a cidade que antes se chamava Montefeltro recebeu seu nome a partir do ano 1000.


Antigamente a catedral ficava ao lado do Palácio do Bispo e este ao lado da Torre Campanária, hoje só esta  existe.



Seu centrinho é compacto e bem agradável.



Mesmo não sendo do alto dos seus 600 metros tem-se lindas vistas da região, apesar do dia não ajudar muito.



Saindo do burgo resolvemos dar uma volta ao seu redor, se de um lado tem-se a vista de "cartão postal" de San Leo do outro nos surpreendemos com blocos enormes de pedra, provavelmente soltos do grande penhasco; não consegui a informação de há quanto tempo isso ocorreu mas impressiona e parece por em risco essa cidade com tanta história.

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário