“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Sinaia, Bran e Busteni, Romênia - Grécia e Romênia 2018

Sinaia é uma pequena e aconchegante cidade geralmente visitada por ser o local de um dos castelos mais lindos da Europa, o Castelo de Peles, mas tem muito mais a oferecer. Fizemos um bate-volta a partir de Brasov, pode ser feito também a partir de Bucareste, mas depois de conhecê-la teria preferido dormir por aqui já que se localiza entre as altas montanhas do Parque Bucegi, num clima bem diferente de tudo o que tínhamos visto no país.

Antes de chegarmos passamos pela também simpática Busteni e subimos em direção às montanhas para ver o Monastério Caraiman, mosteiro ortodoxo de 1.998 construído aos pés das montanhas Bucegi que tem no seu centro um pinheiro de formato único.







Na parte mais baixa da verde cidade fica o Monastério Sinaia do séc. XVII que após uma bela entrada mostra a Biserica Mare (Grande Igreja),







belos jardins, o monastério e a Biserica Veche ( Velha Igreja), ambas ortodoxas.




Depois subimos a colina de carro, há restaurantes e hotéis pelo caminho além de alguns estacionamentos, paramos num mais próximo e fomos caminhando até uma praça onde há restaurantes e um hotel, daqui se entra no recinto do magnífico Castelo de Peles.






A região ao redor do palácio é formada por jardins, fontes e estátuas.









Sua construção de 1.875 a 1.914 foi a mando de Carlos I como residência de verão da realeza; foi o primeiro castelo europeu a ter eletricidade e aquecimento central. Seu interior pode ser visitado em visitas guiadas em romeno ou inglês havendo dois tipos, uma de cerca de 40 minutos e outra maior que inclui os dormitórios. Fizemos a menor e o luxo é surpreendente...




mas seu maior encanto reside na arquitetura exterior com suas torres de castelo de conto de fadas.










Muito próximo fica o Castelo Pelisor, planejado também pelo rei Carlos I como residência para seu sobrinho, e futuro rei, Fernando.




Um pouco mais acima fica o Castelo de Foisor que não pode ser visitado.

Outra atração da cidade é seu teleférico dividido em cotas, ou seja por alturas, havendo 3: cota 1000, cota 1400 e cota 2000, com tickets diferenciados entre elas; infelizmente não tivemos tempo.

Daqui seguimos para Bran para conhecer o famoso Castelo de Bran, imortalizado por Bram Stocker como o castelo do Conde Drácula mas que, como já disse, só foi usado para pernoite do Conde por algumas noites em 1.462 quando os turcos invadiram seu castelo em Poenari; mas isso não impede que o próprio castelo vincule sua imagem à do Conde.


O castelo foi construído pelos saxões em 1.382 para defender a região dos turcos e encontra-se a 60 metros de altura.






Logo à entrada




Seu interior está reformado e não apresenta grandes surpresas






Nosso amigo Vlad e sua história cinematográfica.



Na parte baixa há muitas barracas vendendo produtos locais e outros referentes à história do Conde, ao final uma última foto...








































Nenhum comentário:

Postar um comentário