“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Segóvia e San Lorenzo de El Escorial - Espanha 2013

Segóvia foi escolhida como nossa primeira parada por estar próxima de Madrid e porque já a visitamos em 2005 o que facilitaria a adaptação ao fuso horário. Escolhemos um pequeno hotel entre as muralhas de onde avistávamos um dos seus grandes monumentos, o Alcázar.

Alcázar visto do nosso quarto

Seu interior é belíssimo assim como as vistas que se tem da torre mas desta vez só curtimos a beleza e imponência de sua arquitetura. Inicialmente uma fortificação romana, depois uma fortaleza árabe, o Alcázar foi residência dos reis de Castela, serviu como prisão estatal e abrigou o Colégio Real da Artilharia, sofreu demolições e incêndios, foi reformado e aumentado várias vezes. Construído numa colina tem em um dos seus lados  trechos de muralhas e do outro grandes vistas através do Mirante do Vale de Eresma, rio que envolve a cidade.

Alcázar e muralhas
Casa da Moeda e Monastério de Santa Maria do El Parral do mirante do vale do Eresma 
Mirante do Vale do Eresma
Igreja de Vera Cruz no Vale do Eresma
Catedral e cidade vistas do Alcázar
Em direção a Plaza Mayor encontramos a Igreja de San Andrés, com sua torre campanário, para logo avistarmos a enorme Catedral de Segóvia também chamada de a Dama das Catedrais pela sua grandeza.

Igreja de San Andrés
Catedral de Segóvia
torre da Catedral com 90 metros
Seu interior é muito bonito e com várias capelas








Da Plaza Mayor seguimos até a linda Igreja de San Martin com sua torre mudejar e suas galerias, tudo rodeado por uma bela praça.

Plaza Mayor
Igreja de San Martin
Praça de San Martin e Torre de Lozoya
Praça de San Martin
Igreja de San Martin
Chegamos então ao incrível Aqueduto Romano que é um símbolo da cidade. Construído no séc. I d.C. com 14.965 metros, hoje possui 750 metros dentro da cidade com 166 arcos com altura máxima de 28 metros. Construído  por blocos de granito sem o uso de cimento trazia água do Rio Frio e nos 15 km de seu percurso a água que corria pela sua canaleta superior era tratada e tinha sua vazão controlada. Funcionou por mais de 2.000 anos.






Na parte superior observa-se parte dos arcos subterrâneos e lindas vistas da praça.





A cidade também é famosa pela sua gastronomia, principalmente pelo leitãozinho assado, o famoso cochinillo. Aproveitamos para prová-lo no restaurante mais antigo da cidade, Meson Candido.




À saída da cidade registramos o Alcázar visto na sua totalidade.


Antes de chegarmos a Segóvia passamos pela cidade de San Lorenzo de El Escorial que cresceu ao redor do Monastério El Escorial construído entre 1563 e 1584 para ser um panteão real. É um edifício grandioso e austero que não pudemos visitar pois se encontrava fechado.




Há 15 km do monastério fica o Vale dos Caídos, uma basílica numa grande esplanada tendo acima uma enorme cruz. Foi construído a mando de Francisco Franco em 1940 para receber os corpos das 40.000 vítimas da guerra civil sendo que o ditador aqui também está enterrado. Também encontrava-se fechado e só conseguimos fotografar a cruz por fora do complexo.



































2 comentários:

  1. Oi Inês. Dois belíssimos lugares que curtimos no final na nossa viagem Espanha/Portugal. As fotos estão magníficas e retratam muito bem as belezas dos lugares visitados. Fico no aguardo de novas postagens. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Narcísio e Dirlei, apesar da Espanha ser um país já conhecido nossa viagem foi ótima e visitamos lugares bem diferentes.
    Abraços

    ResponderExcluir