“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jerusalém Bairro Árabe, Israel - Terra Santa e Istambul 2012

O bairro árabe ou mulçumano é o maior e o mais povoado de Jerusalém estando em decadência desde o séc. XVI. Atualmente possui algumas das casas mais pobres da cidade. Inclui toda área do Monte do Templo, a maior parte da Via Dolorosa e muitos souks, mercados de rua. O acesso ao bairro pode ser feito pelos Portas de Damasco, de Herodes e de Santo Estevão ou dos Leões. Há uma quarta porta, a Porta Dourada, na área da esplanada, que foi fechada no séc. VII pelos mulçumanos.

Porta de Damasco

No local do Monte do Templo há uma rocha onde acredita-se que Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho, para os judeus o filho era Isaac e para os árabes o filho era Ismael, sendo um local sagrado para as duas religiões. Também é importante para os cristãos pois foi aqui que Deus se revelou a Abraão e por aqui Jesus passou. Este é o local do Templo de Salomão e depois do Segundo Templo destruído pelos romanos. Pois foi aqui no ano 691,  após 50 anos do local em ruínas,  que o califa  Abd al Malik comandou  a construção de uma mesquita octagonal com uma linda cúpula que chegou a ser coberta por ouro, o Domo da Rocha. Além do sacrifício de Abraão aqui também teria ocorrido a ascensão de Maomé ao céu desde a rocha tornando Jerusalém a terceira cidade mais importante do Islamismo, atrás de Meca e Medina, sendo também chamada de Al Quds, a Santa.

O Domo da Rocha com sua cúpula dourada  domina a vista de Jerusalém.

Domo da Rocha

Esta área conhecida também por Haram esh-Sharif é uma esplanada que além do Domo da Rocha possui várias escolas, fontes, o Museu de Arte Islâmica e a Mesquita  El-Aqsa, ou mesquita distante, que foi construída 20 anos após o Domo da Rocha  no local da primeira mesquita construída na cidade pelo califa Omar. É o principal local de oração mulçumana da cidade e pode abrigar até 5000 pessoas. Ao lado de suas paredes encontram-se  ruínas bizantinas e cruzadas. Distingue-se por sua cúpula prateada. Desta área tem-se lindas vistas do Monte das Oliveiras, apesar do cemitério logo ao lado.

Mesquita El-Aqsa
Mesquita El-Aqsa e torre construída pelos cruzados
Mesquita El-Aqsa e ruínas vistas por dentro das muralhas pelo Portão do Lixo
A esplanada das mesquitas é administrada pelos mulçumanos e só eles podem entrar nas mesquitas. Aos não mulçumanos é permitida a entrada somente na esplanada porém somente alguns dias da semana e somente por poucas horas. Estávamos na cidade num dia aberto para visitantes e até dentro do horário mas   só é permitida a entrada por uma determinada porta não havendo nenhuma sinalização, você sabe que ela está alí, bem atrás, mas não sabe como chegar a ela. Só de volta ao Brasil consegui a informação que a entrada se faz por uma rampa de madeira muito próxima a parte do Muro das Lamentações onde as mulheres têm acesso, até vimos a rampa e nos perguntamos para onde ela iria, vai imaginar...

a rampa de madeira estava bem a nossa frente mas sem nenhuma sinalização, uma pena....
O Domo da Rocha é mais um santuário do que uma mesquita tendo sido projetado para evidenciar a superioridade islâmica, tornou-se um símbolo da cidade. O interior de sua cúpula dourada tem decoração floral e abaixo encontram-se mosaicos dourados e verdes. Seu exterior abaixo da cúpula é revestido de azulejos coloridos. Seu formato é octagonal,  dentro há outra arcada octagonal que protege a rocha (onde teria acontecido o sacrifício de Abraão)  revestida de mosaicos com inscrições, uma delas diz que " Deus é Um e não três, Jesus foi um apóstolo de Deus e de sua palavra, mas não o seu filho".


A pequena cúpula a frente do Domo é a Cúpula da Corrente e sua localização ao centro da esplanada seria correspondente ao centro do mundo. À direita observam-se estruturas em arcos, Qanatir ou  arcada suspensa, são 8 lances de escadas para acesso à esplanada cobertas pelos arcos.

Domo da Rocha
Como não entramos na esplanada não temos fotos mas recomendo o site da Adriana Miller, que teve as mesmas dificuldades que nós mas conseguiram entrar numa visita guiada, as fotos são lindas....Parabéns Dri pela postagens e blog. É só entrar http://drieverywhere.net/2010/05/29/jerusalem-bairro-muculmano/

Algumas fotos do souk e de ruas do bairro. Aliás passear pelo souk é bem tranquilo, apesar da enorme quantidade de lojas o assédio dos lojistas é bem discreto mas a tradição da pechincha continua...

















Nenhum comentário:

Postar um comentário