“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 5 de julho de 2016

Budva, Sveti Stefan, Tivat e a Baía de Kotor, Montenegro - Balcãs 2016

Neste outro dia em Montenegro a ideia era conhecer um pouco mais o seu litoral e seguir para o interior, tentar ver algum mosteiro e explorar o Monte Lovcen mas encontramos estradas em reforma e dificuldade em localizar alguns lugares no GPS, acabamos ficando só no litoral, que sempre se mostrou maravilhoso.

Budva inicialmente nos assustou, uma cidade grande com trânsito caótico, mas bastou chegar ao Stari Grad, centro antigo, para nos encantar; um mar de águas claras, muralhas venezianas e ruas de mármore que fazem com que seja chamada de "pequena Dubrovnik".




Próximo ao mar há algumas igrejas 



a entrada para as muralhas da cidade



e a Citadela com museu, biblioteca de livros raros e trechos de muralhas com lindas vistas do mar, aqui paga-se para entrar.











A cidade é um destino tão badalado que daqui vimos suntuosos hotéis com piscinas de frente para o mar e muitos iates


Seguimos para Sveti Stefan, a curta distância de Budva, passando por um belo parque.


Sveti Stefan é uma pequena ilha ligada ao continente por um istmo onde ficam várias casas, o local foi privatizado em 1.950 tornando-se um hotel luxuoso e privativo. Os visitantes tem acesso à praia e a um complexo de lojas e restaurantes no continente.






Era um belo sábado e os acessos já estavam lotados, decidimos então retornar à baía de Kotor indo para a cidade de Tivat, do lado contrário a Kotor. Tivat era uma base naval que sofreu um processo de revitalização ganhando uma bela via em frente ao mar com restaurantes e condomínios exclusivos.







Saindo de Tivat voltamos a Kotor com a ideia de explorar o antigo caminho que leva ao Monte Lovcem mas a estrada é muito estreita e retornamos no meio do caminho. Do alto avistamos a linda baía de Kotor.



No dia seguinte, para retornar à Croácia, fomos pelo outro lado da baía, por uma estreita estrada ao lado do mar e mais uma vez vistas estonteantes...

Kotor do outro lado




Perast
Perast
Para retornar a estrada principal usamos um ferryboat e nos despedimos dessa linda baía.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário