“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Stirling, Escócia - Grã-Bretanha 2014

Chegamos em Stirling no final da tarde e encontramos uma cidade pequena e tranquila mas que no passado foi uma das mais importantes da Escócia. Foi aqui que aconteceram as duas maiores batalhas entre escoceses e ingleses na luta pela liberdade da Escócia, a Batalha de Stirling Bridge se deu às margens do Rio Forth em 1297 e comandados por William Wallace os escoceses venceram os ingleses que estavam em maioria, a outra foi comandada por Robert Bruce em 1314, a Batalha de Bannoockburn, também vencida pelos escoceses, ambas romanceadas no filme "Coração Valente".

Naquela época a capital era o local aonde o rei estava e este alternava entre os castelos de Stirling e Edinburg. O Castelo de Stirling foi construído numa rocha vulcânica com registros desde o séc. XII e de 1296 a 1342 mudou de mãos oito vezes, tal a sua importância já que foi construído num ponto estratégico, o único lugar onde o Rio Forth podia ser cruzado. Foi a primeira coisa que vimos quando chegávamos.

Castelo de Stirling
Em 1124 morreu no castelo o Rei Alexander I, depois sua posse alternou entre escoceses e ingleses, em 1540 James I construiu um palácio dentro de suas muralhas e foi na capela deste palácio que  Mary, a rainha dos escoceses, foi coroada em 1543.

A entrada se dá por uma esplanada que funciona como um estacionamento e onde fica a estátua de Robert Bruce que estava sendo recuperada. Daqui já avistamos suas diferentes partes, a fortaleza medieval, o palácio e o Grande Hall.


Forework Gatehouse


O Palácio apresenta uma exposição com destaque para as "Cabeças de Stirling", medalhões renascentistas com figuras da corte.



Great Hall de 1500


A Capela Real



E nas cozinhas um relato sobre os alimentos principais, pão e cerveja


Mas são as vistas que se tem do local que encantam.... penhascos, cemitérios medievais, jardins, o Rio Forth e o Monumento a William Wallace.






Daqui seguimos pela rua principal da cidade para encontrarmos a Argyll's Lodging, uma mansão luxuosa do séc. XVII


a Igreja de Holy Rude que estava fechada pois aqui se apresentava um coral russo, que pena..


Mar's Wark, a fachada que restou de um palácio de 1570


Daqui fomos para o Monumento a William Wallace 






Construído em 1869 no topo de um penhasco vulcânico, a Abbey Craig, para homenagear o herói escocês William Wallace, é uma torre gótica vitoriana com 76 metros de altura. Através de uma escada em espiral chega-se a salões com exposições sobre a vida e as batalhas do herói.

A primeira parada é no Salão de Armas, que conta a Batalha de Stirling Bridge



A segunda é no Hall dos Heróis, aqui o destaque é a espada de William Wallace



Depois é a Câmara Real com os dados da construção do monumento. E, por fim, após 246 degraus, o topo, The Crown, em forma de coroa. As vistas do rio, dos locais das batalhas, do castelo e dos arredores fazem o cansaço sumir....maravilhoso






A cidade tem um clima sensacional, é como se voltássemos no tempo e o ambiente nublado dá ainda mais uma impressão medieval.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário