“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Capitólio e Tiradentes - Serras e Águas, Minas Gerais - Brasil outubro 2021

 Para chegar em Capitólio retornamos uma parte do caminho que havíamos feito no sábado em direção a São Roque de Minas, era um sábado de sol e já presenciamos a beleza e suntuosidade do lugar.


Muitos tucanos nos acompanharam

até chegarmos à cidade de Capitólio,

ficamos na Pousada Mar de Minas cujo grande diferencial é possuir lanchas que fazem o passeio pelo Lago de Furnas direto de seu cais, além de um vista magnífica.


Era hora do almoço e fomos conhecer o Restaurante Kanto da Ilha, um local lindo com seu próprio cais.

O final do dia no hotel foi especial.



O dia seguinte amanheceu com sol e era o dia do famoso passeio de lancha pelo Lago de Furnas, a maior extensão de água de Minas Gerais, com 1.440 km2, cerca de 4 vezes a Baia de Guanabara, abrange 34 municípios e é conhecido com o "Mar de Minas". 

No início do passeio avistamos o Restaurante Kanto da Ilha que conhecemos no dia anterior

navegamos mais pois os passeios tradicionalmente saem da Ponte do Rio Turvo, cerca de 25 km de Capitólio, até que chegamos na Cachoeira Lagoa Azul, nossa primeira parada.

Na parte baixa tem um restaurante flutuante e é possível nadar mas subindo a escada próxima a cachoeira chega-se a uma área paga com piscinas naturais, lugar que também é acessível pela estrada MG050 km 311, a ideia era conhecer a parte alta no dia seguinte.




Seguimos navegando para pararmos no "cartão postal" do lago, a Cachoeira do Cânion de Furnas, lugar lindo e com a possibilidade de banho bem próximo à queda d'água.




A ponte que se vê acima faz parte do Parque Mirante dos Cânions, assim como o mirante da foto abaixo, nossa visita do dia seguinte.

Estávamos num período de seca e alguns lugares não conseguimos conhecer pois o nível da água era baixo, algumas cachoeiras também apresentavam pouca água como esta logo ao lado do mirante.


Seguimos navegando, lugares de grande beleza




até que chegamos a Barragem Hidrelétrica de Furnas.

Seguimos pelos cânions


e paramos numa outra cachoeira,



daqui retornamos para a pousada.

O passeio é maravilhoso mesmo com o nível de água baixo mas, infelizmente, aconteceu recentemente um acidente trágico e fatal para 10 pessoas bem próximo ao "cartão postal" do lago.

O nosso último dia na região seria de carro explorando algumas cachoeiras e mirantes pela estrada mas o tempo havia mudado, chuvoso e nublado, não convidativo a banhos.

Primeiro fomos para a Hidrelétrica de Furnas


e depois para o Parque do Mirante dos Cânions, sem dúvida a melhor vista, atração paga.



Da ponte da foto acima avistamos de um lado a água chegando



passa por debaixo da ponte para cair no lago, daqui não se avista a cachoeira


mas a vista dos cânions e do lago é magnífica.





Há um mirante sobre as rochas, não chegamos a ir, vejam a escadinha de acesso, mas acredito que dele se aviste a queda do alto.


A região é muito bonita, com várias cachoeiras e parques, boa estrutura de restaurantes na cidade de Capitólio e pela estrada.

No dia seguinte rodamos bastante, cerca de 5 horas, para chegarmos em Tiradentes, nossa parada estratégica em Minas Gerais antes de seguirmos para Petrópolis.

Já na cidade paramos no Miradouro de Tiradentes onde fica a Igreja de São Francisco de Paula com vistas da cidade.





Tiradentes surpreende pela arquitetura colonial barroca bem preservada e suas ruas de pedra, são muitas as igrejas com destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio cuja fachada foi idealizada pelo Aleijadinho e com centenas de quilos de ouro na sua decoração.





Construída no alto oferece vistas da região e sua serra


assim como da Rua da Câmara com seu casario colonial e um busto de Tiradentes.


infelizmente ainda há charretes 





Logo a seguir a Rua Direita com lojas, bares e restaurantes



Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tudo muito bonito e bem cuidado.






























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário