“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Capadócia I, Turquia - 5 países 2024

 Voamos pela Turkish Airlines e só tenho elogios: pontualidade, simpatia e lanches mesmo em voos de curta duração, como chegaríamos muito tarde em Kayseri optamos por dormir em Istambul próximo ao aeroporto e seguimos no dia seguinte, lá pegamos nosso carro alugado e pé na estrada. Inicialmente faríamos o transfer e os passeios com agência mas tínhamos algumas escolhas diferentes das oferecidas e escolhemos viajar desempacotados, só tenho a dizer que tudo foi muito tranquilo e seguro, não encontramos nenhuma dificuldade.

Começamos pelo lugar mais distante e, para mim, um dos mais bonitos, Ihlara Valley, um desfiladeiro ao redor do Rio Melendiz com profundidades de até 100 metros, primeira parada foi ao lado do Teras Café


Daqui fomos para uma praça com uma mesquita e vários restaurantes

alguns com acesso ao rio

e a possibilidade de caminhar ao longo do desfiladeiro



Pelo isolamento e dificuldade de acesso o local serviu de abrigo a cristãos que fugiam da perseguição e aqui construíram igrejas nas cavernas.

Seguimos para Belisirma onde os restaurantes são um verdadeiro oásis




Mais a frente, às margens do rio, a grande catedral Selime, a maior da Capadócia e onde se realizou a primeira missa não secreta. São vários aposentos interligados com sistemas de proteção já que além de igreja foi usada como castelo e base militar, visita com certo grau de dificuldade pois foi construída numa encosta e com muitos degraus mas só vê-la de fora já é maravilhoso.

Ao redor muitas cavernas e as formações típicas da região, as chaminés de fada.



No caminho atravessamos Avanos, bela cidade.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário