“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Moustiers-Sainte-Marie, França - Sul da França e Suíça

Havia grande expectativa para este dia da viagem, percorreríamos 322 km para ir de Annecy até Moustiers-Sainte-Marie, a nossa  porta de entrada para o  Desfiladeiro de Verdon. Ficamos preocupados pois chovia muito mas depois o tempo abriu e chegamos na cidade por volta das 14:30h, tivemos que nos contentarmos com um lanche pois nesse horário todas as cozinhas já se encontravam fechadas, aliás esta é a regra nas cidades do sul da França, mas nada que tirasse o brilho desta cidade tão diferente. Incrustada entre duas montanhas que estão ligadas por uma corrente com uma estrela dourada mais parece um presépio.


Ocupada desde 30.000 anos atrás o formato atual do vilarejo teve início no séc. V quando os monges construíram o Monastério, Moustiers. No topo de uma das colinas fica a Capela de Notre Dame du Beauvoir e acima dela uma corrente de 135 metros unindo as duas colinas com uma estrela dourada no centro. Há várias lendas sobre a origem da estrela sendo que a atual, que é a décima primeira, está no local desde 1957 e mede 1,25 m tendo recebido a cobertura de uma folha de ouro em 1995.





Entre as duas colinas há uma queda de água  que era usada para irrigação das terras abaixo, passando por baixo da praça da cidade e por um aqueduto e chegando ao rio. O efeito é lindíssimo.

capela e trecho de muralhas

caminho da água








Há outra praça onde fica a igreja paroquial com casinhas em tom pastel e fontes.





O acesso a capela se faz por uma escada de pedra com 262 degraus de onde se avista melhor a cidade mas preferimos seguir para o desfiladeiro.
Hoje a cidade é famosa pela sua faiança vendida em várias lojinhas além dos produtos típicos da Provence como azeite, azeitonas, lavanda e sabonetes.


Para melhor entender a cidade acesse este link http://www.moustiers.eu/IMG/pdf/plan-moustiers-2.pdf



































Nenhum comentário:

Postar um comentário