“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Centro de Portugal - Portugal e Espanha 2011


No final de 2010 planejamos a viagem que seria a primeira feita em grupo, o destino era o Egito, mas em decorrência das rebeliões lá ocorridas optamos por cancelá-la. Mantivemos nossas passagens aéreas e como nossa porta de entrada era Lisboa decidimos conhecer o norte de Portugal, Santiago de Compostela e a Ilha da Madeira. Esta viagem, realizada em março de 2011, me proporcionou uma grande satisfação a mais já  que tive a oportunidade de conhecer a aldeia onde meu pai nasceu vendo, inclusive, a casa onde cresceu e onde conheci uma senhora de 91 anos que o conheceu antes dele vir para o Brasil, emocionante.....

Aqui acrescento um vídeo promocional desta região, vale a pena ver...

http://www.youtube.com/watch_popup?v=BGrmfg1wabM 

PORTUGAL

  • Cascais: chegamos cedo em Lisboa e lá, no aeroporto, pegamos o nosso carro alugado. Não ficaríamos em Lisboa pois já tínhamos estado lá por duas vezes. Nossa primeira parada foi na cidade litorânea de Cascais, paramos para ver a Boca do Inferno, local onde o mar bate no paredão formando grutas.

Boca do Inferno

litoral de Cascais
  •   Queluz: nesta cidade visitamos o Palácio de Queluz, um antigo pavilhão de caça que foi modificado em 1747 a mando de Pedro, filho do rei João V. Aqui viveu a rainha Maria que após a perda de um filho enloqueceu e deste palácio eram ouvidos os seus gritos. Essa mesma rainha chamada de Maria, a louca, veio para o Brasil quando a  famíla real fugiu para cá devido a invasão francesa. No palácio há o quarto onde nasceu e morreu D. Pedro I e que por possuir cenas pintadas da história de Dom Quixote recebeu o nome de Quarto  Dom Quixote. Há lindas salas e corredores além de uma capela mas o que mais impressiona são os jardins com fontes e estátuas. Há também um canal de azulejos por onde a família real andava de barco. Compramos um bilhete válido também para outros palácios e museus num prazo de 7 dias, com este mesmo bilhete conhecemos o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio de Mafra. 
Sala dos Embaixadores
cúpula da capela
parte posterior do palácio com saída para os jardins através da Escadaria do Leão
canal de azulejos
Fonte Leão com o Pavilhão Robillion ao fundo
jardins com a fonte de Netuno ao fundo
Fonte de Netuno

  • Sintra: esta cidade é uma das mais lindas de Portugal e possui várias atrações, tanto nela quanto nos seus arredores. Ficamos num lindíssimo hotel a 1 km do centro, Palácio de Seteais, que foi construido no séc. XVIII para um cônsul holandês. Conta a estória, que numa festa dada pelo cônsul, sua jovem filha combinou com os serviçais que daria gritinhos que eles repetiriam, daí sete ais. O hotel tem lindos jardins, vêem-se os castelos dos Mouros e de Pena, tem vista para o mar, lindas escadarias no seu interior, além de um bom café da manhã e um bom serviço.
centro de Sintra com o Castelo dos Mouros ao alto
Hotel Palácio de Seteais
jardins do hotel com os castelos de Pena e dos Mouros ao alto
árvore de cortiça no jardim do hotel
fachada do hotel a noite
interior do hotel
  Começamos pelo Palácio Nacional de Sintra, localizado bem ao centro da cidade, foi construido por João I no séc. XIV e era usado como uma casa de verão. Apresenta várias salas em estilos diversos e possui duas grandes chaminés na cozinha que podem ser vistas ao longe.

Palácio Nacional de Sintra
Sala  dos Cisnes
Sala dos Brasões
Capela no estilo mourico
fonte na Sala dos Árabes, parte do quarto de D. João I
cozinha do Palácio
Brasão na cozinha
Sala Manuelina

Um passeio pela Serra de Sintra é muito agradável. Nossa primeira parada foi numa cidade litorânea, Azenhas do Mar. Só as fotos para mostrar a beleza do local.
Azenhas do Mar

De lá fomos para o ponto mais ocidental da Europa, Cabo da Roca, com um farol construido sobre um penhasco de 140m.




Voltando para a serra paramos num lugar impressionante pela simplicidade e pobreza da sua construção, o Convento dos Capuchos, também conhecido como Convento da Cortiça pois este foi o material usado para isolamento e aquecimento. Sua entrada é formada por duas grandes pedras.
entrada do mosteiro
fonte
austeridade do quarto
detalhe da cortiça do quarto acima

Nossa próxima parada foi o Castelo dos Mouros, construido pelos mouros no séc. VIII e conquistado por Afonso Henriques em 1147. Pouco sobrou do castelo mas a vista é impressionante.
Castelo dos Mouros

avista-se o mar do Castelo
nosso hotel visto do Castelo

 De lá fomos para o exótico Palácio de Pena, com vários estilos arquitetônicos foi construido  no séc. XIX pelo marido da rainha Maria II, filha de D. Pedro I. Hoje é um museu, visita-se não só o palácio mas também os jardins.É proibido tirar fotos no seu interior, então aqui vão as fotos do incrível exterior do palácio.
Castelo de Pena
Arco de Tritão
Castelo dos Mouros visto do Castelo de Pena
 Há poucos metros do hotel encontra-se a Quinta da Regaleira, um exótico palácio construido em 1890 por um excêntrico milionário seguindo seus sonhos. Há muito a se ver, o local possui túneis, jardins, grutas, lagos e poços. Infelizmente não houve tempo para uma visita minuciosa, uma boa desculpa para uma nova visita a Sintra.

Quinta da Regaleira
Para o final algumas fotos do centro de Sintra.




  •  Mafra: em 1717 o rei João V começou a construção deste palácio barroco e mosteiro. O projeto era a construção de um mosteiro para 13 frades franciscanos mas acabou por abrigar 330 frades, graças a riqueza vinda do Brasil. Possui também um palácio real, uma importante biblioteca e uma linda basilíca.
Palácio de Mafra

Alguma salas tem uma decoração de gosto duvidoso relacionada a caça do javali e de veados, muito apreciada pela família real.


Junto ao mosteiro encontra-se uma farmácia e um hospital, na enfermaria os pacientes podiam assistir a missa.
enfermaria
 No andar superior ficam os aposentos do rei e os da rainha em lados opostos e ao meio encontram-se as torres da Basílica. Os reis podiam assistir a missa de dentro do palácio através de um corredor chamado sala da benção. Tanto esse corredor que permitia ver o interior da Basílica como esta foram construidos com mármore em cores contrastantes.
Sala da Benção
Basílica vista da Sala de Benção
fachada da Basílica

Porém é a Biblioteca o maior destaque do palácio. Sua coleção é de mais de 40 mil livros, suas estantes são de madeira e o piso é em mármore. O exemplar mais valioso é a primeira edição de "Os Lusíadas" de Luiz Camões. Infelizmente as pessoas responsáveis que ali estavam não sabiam informar aonde este exemplar se encontrava na Biblioteca, uma pena já que a maioria dos visitantes chega lá fazendo essa pergunta.
Biblioteca

  • Leiria: entre Sintra e Leiria há várias lindas e interessantes cidades como Óbidos (cidade murada com castelo), Alcobaça (com seu grande mosteiro aonde estão os túmulos de Pedro I e Inês de Castro), Batalha (onde se destacam as capelas inacabadas na abadia de  Santa Maria da Vitória em Batalha) e Fátima ( com seu famoso santuário). Todas as quatro conhecemos em 2005, fomos então direto para Leiria.
Leiria possui um castelo que junto aos de Tomar, Ourém e Pombal era parte do sistema de defesa de Portugal. Este castelo foi posteriormente residência de Dom Dinis. O castelo é facilmente avistado mas não conseguimos chegar até ele pois havia trechos em obra.

Castelo de Leiria
Porém pudemos admirar a graciosa igreja de São Pedro. Da igreja original do séc. XII sobrou o portal românico.
Portal Românico da Igreja de S. Pedro
interior da Igreja de S. Pedro

  • Tomar: em 2005 visitamos o incrível Castelo do séc. XII e seu Convento de Cristo, recomendamos. Desta vez só passaríamos no centro da cidade mas meu marido estava muito gripado e decidimos descansar lá mesmo. Escolhemos um gracioso hotel, Hotel dos Templários, quartos com sacadas com vistas para o Castelo e para o Rio Nabão.


Castelo visto do nosso quarto

Rio Nabão visto do nosso quarto
 No outro dia visitamos o centro antigo da cidade onde se destaca a Igreja de São João Batista, igreja do séc. XV com torre octogonal e um portal manuelino. Nesta praça realiza-se a tradicional Festa dos Tabuleiros.
Igreja de São João Batista
Tomar também tem outras igrejas e uma sinagoga que é uma das mais antigas de Portugal, mas fomos para seus arredores admirar um aqueduto construido para abastecer o Convento de Cristo. É o Aqueduto dos Pegões, construido em 1593 possui 180 arcos e tem cerca de 6 km de extensão.
Aqueduto dos Pegões

  • Almourol: o objetivo era ver o Castelo do Almourol, contruido numa pequena ilha no Rio Tejo,  foi um castelo militar medieval dos templários em 1171. O castelo cercado por muralhas e com nove torres nunca foi invadido e seu acesso se dá por pequenos barcos no cais inaugurado em 2006. Infelizmente no dia em que lá fomos não havia visitas ao castelo mas avistá-lo é como retornar aos tempos medievais.



  • Castelo Branco: nesta cidade, que também possui um castelo dos templários, conhecemos o Jardim do Paço. Este jardim foi construido no séc. XVIII pelo bispo João de Mendonça e possui várias estátuas.


Jardim do Paço e Castelo ao fundo
  •  Serra da Estrela: esta é a serra mais alta de Portugal Continental, nosso destino era a cidade de Piodão mas é muito bonito percorrer suas curvas estreitas e ver as pequenas aldeias .


  • Piodão: esta aldeia encravada na serra apresenta suas construções em xisto e ardósia destacando-se o branco da Igreja Matriz.


  •  Coimbra: se é no mosteiro de Alcobaça que se encontram os túmulos de Pedro I e Inês de Castro é aqui, em Coimbra, que viveram e onde Inês foi assassinada. Seja pelo nome ou pela triste história de amor decidimos ficar no Hotel Quinta das Lágrimas. É nos jardins deste hotel que se encontra a Fonte dos Amores que teria se formado pelas lágrimas de Pedro. Nosso quarto ficava no pavilhão novo e em uma de suas paredes havia versos de Camões.
nosso quarto no Hotel Quinta das Lágrimas
Coimbra vista do nosso quarto
prédio principal do hotel
entrada do hotel
fonte nos seus jardins
 Coimbra foi capital de Portugal de 1139 a 1256 e possui a mais antiga universidade do país. É atravessada pelo Rio Mondego, de um lado está a cidade antiga com sua parte alta onde se encontram as universidades, catedrais e museus e, na parte baixa, encontra-se o comércio. Do outro lado do rio encontram-se os Conventos de Santa Clara e o Portugal dos Pequenitos (mundo em miniatura).
Fomos de táxi até a parte alta da cidade, lá conhecemos a Universidade de Coimbra. Sua construção começou em 1290, aqui estudou Eça de Queirós. É através da Porta Férrea que se chega ao pátio, uma porta de ferro de 1634 com figuras que representam as faculdades originais: teologia, medicina e direito.
Porta Férrea
O pátio estava em obras e quase nada estava aberto pois ainda era cedo, mesmo assim pudemos admirar os detalhes externos.
Pátio das Escolas
O Campanário de 1733 pode ser visto de qualquer ponto da cidade. A Via Latina foi acrescentada no séc. XVIII e sobre a escadaria está o brasão português com as figuras da Sabedoria, Justiça e Fortitude.
Campanário e Via Latina
 No pátio ainda encontramos a Biblioteca Joanina e a Capela de São Miguel , cuja porta está na foto abaixo.

 A descida apresenta ruas bem íngrimes, como a da foto abaixo, com o sugestivo nome Rua de Quebra Costas.



Bem próximo a esta rua está a Sé Velha, contruida em 1064 para comemorar a vitória sobre os mouros.
Sé Velha e Campanário a direita
Um pouco mais abaixo está o Arco de Almedina (séc. XII),  parte da antiga muralha da cidade era uma das principais portas da cidade.
Arco de Almedina
 Já chegando na Cidade Baixa encontramos a Igreja São Bartolomeu e a cidade a sua volta.
Igreja São Bartolomeu

  • Sail: é uma pequena aldeia que faz parte do Distrito de Coimbra,  Concelho de Arganil e Freguesia de São Martinho da Cortiça, e foi lá, em 1918, que meu pai nasceu. Consegui ver a casa onde nasceu e cresceu e conheci uma senhora de 91 anos que o conheceu antes dele vir para o Brasil e no bar que ela estava havia uma foto com jovens da aldeia, foto tirada em 1937, onde estavam meu pai e um dos meus tios.
Turma Sailense 15/01/1937

  • Conimbriga: este é o maior sítio romano de Portugal, ocupado desde o séc. II a C possui 130 mil m2, chegou a ser uma cidade com termas, forum e aqueduto. As escavações começaram em 1912 e ainda não está terminada. Tem um museu anexo.
chão em mosaico de uma casa

Casa das Fontes, uma mansão

  • Montemor-o-Velho: estávamos indo para Mealhada para comer o famoso leitão a bairrada e no caminho vimos um castelo incrivel. Já passava das 18:00h e estava fechado mas adoramos explorar o seu exterior onde encontramos um cachorro que nos fez brincar como crianças. Adoramos!!!!



  • Mealhada: esta cidade do Distrito de Aveiro é famosa por possuir vários restaurantes cujo prato principal é o leitão da bairrada. Chegamos no início da noite, ficamos no Hotel Quinta dos Tres Pinheiros, bom hotel  ao lado de um dos famosos restaurantes, assim fomos nos deliciar com o leitão e dormir...

  • Buçaco: uma mata com vegetais do mundo inteiro onde está o Buçaco Palace Hotel, hotel construido em 1907 em estilo neomanuelino.



 O ponto mais alto da mata é a Cruz Alta e de lá avista-se até o mar, o que não foi possível pois o tempo estava feio e chuvoso.
Cruz Alta

  • Viseu: sua cidade antiga é muito interessante. Começamos pela Praça D. Duarte com a estátua deste que nasceu aqui e foi rei de Portugal  de 1433 a 1438.
Praça D. Duarte
 Muito próximo a praça está a Adro da Sé, praça onde se  encontram a Igreja da Misericórdia e a Sé.
Igreja da Misericórdia séc. XVIII
Sé séc. XVII
A Sé, catedral de Viseu, muito nos impressionou, seu interior nos fez sentir em um filme medieval, a cada canto parecia que iam surgir donzelas com suas longas vestes. Para mim foi um ponto alto da viagem.



Há ainda trechos das antigas muralhas da cidade, como a Porta do Soar de Cima, do séc. XV.
Porta do Soar de Cima
 No Rossio encontramos a Igreja dos Terceiros de São Francisco e a prefeitura que se destaca por possuir uma grande escadaria e cenas da história local em azulejos.

  • Celorico da Beira: já conhecíamos esta cidade, paramos aqui para almoçar e novamente registrar suas casas de pedra, suas igrejas, seu castelo em ruinas.

Igreja Matriz de Celorico da Beira
  • Trancoso: esta cidade foi um presente a Dom Dinis no seu casamento com Isabel em 1283. Foi a mando dele que as suas grandes muralhas foram construidas.
portão principal da cidade murada
Pelourinho e Igreja de S. Pedro
Castelo de Trancoso
  • Penedono: uma vila de Portugal construida em pedra. Destaca-se o Castelo do séc. X que é descrito em um conto medieval sobre o cavaleiro Magriço
Castelo de Penedono
  • Sernancelhe: cidade do séc. X com um castelo em ruínas e onde se  destacam a Igreja Matriz com a porta em arco com anjos esculpidos e o Solar dos Carvalhos, casa privada com portas em granito em paredes brancas.
Igreja Matriz
Solar dos Carvalhos



6 comentários:

  1. Ver a foto do pai deve ter sido fantástico!!!!
    Parabéns pelo blog.
    To espalhando pra todo mundo. Hehehe
    Posso colocar o link do teu blog em outros blogs que entro? Para divulgar?
    Beijo
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo fantástico Leandro, chorei muito de saudades dele na hora.
    É claro que pode colocar, espero que gostem.
    Beijos
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Ines,

    Estou me planejando para ir a Portugal no ano que vem, estava pensando em ficar 8 dias. Pensei em me concentrar na região de Lisboa e arredores(sintra, evora, obidos,tomar, etc), mas agora vi tantas cidades bonitas no seu post que fiquei confuso. rs

    O que você me recomenda visitar neste período de tempo(8 dias) ?

    Parabéns pelo blog e pelas suas fotos, abraços,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos elogios Vinicius.
    Não sei se vc já conhece Lisboa mas em 8 dias ficaria 2 a 3 na capital, 2 dias vendo Sintra e seus arredores com Queluz,1 dia para Mafra, Óbidos e Alcobaça, 1 dia para Batalha, Ourém e Fátima e 1 dia para Leiria, Tomar e voltar para Lisboa. Óbidos, Alcobaça e Batalha não estão nesse post pois fomos em 2005 mas valem a pena.
    Recomendo este lindo vídeo com os arredores de Sintra...maravilhoso...

    http://www.youtube.com/watch_popup?v=BGrmfg1wabM

    Espero que goste
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela ajuda Inês. Mafra, Ourém e Leiria são novidades para mim, não tinha pesquisado esses destinos ainda. Vou estudá-los com mais atenção.

    Eu estava pensando em ficar 3 dias em Sintra, para conhecer melhor Sintra além de Cascais e Estorial, você acha que vale?

    Abraços,
    Vinicius

    ResponderExcluir
  6. Acho uma boa idéia 3 dias em Sintra, só a cidade já merece 1 1/2 dia e estando lá pode conhecer os locais da Serra de Sintra, Cascais, Estoril e ir a Queluz também.
    Em Mafra há o palácio que é muito interessante.
    Ourém e Leiria possuem castelos e estão no roteiro. Óbidos, Alcobaça e Batalha podem ser vistas em 1 dia. Para Tomar dedique um tempo maior, o Convento de Cristo é grande e a cidade é bem bonita.
    Gostou do vídeo?
    Abraços
    Inês

    ResponderExcluir