“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Portugal - Leste Europeu 2010


PORTUGAL

  • Lisboa: ficamos 3 dias em Lisboa, já conhecíamos a cidade, aproveitamos para rever alguns pontos mas, principalmente, para comer um bom bacalhau com um bom vinho da casa....Ficamos num hotel muito próximo a Praça Marques de Pombal,  Hotel Fênix Garden, nosso quarto no último andar era bem espaçoso e com um grande terraço com vistas magníficas.
Praça Marques de Pombal


vista do terraço
Castelo de S. Jorge visto do terraço
Fomos às margens do Rio Tejo para matar as saudades dos clássicos.
Padrão dos Descobrimentos
Mosteiro dos Jerônimos
Torre de Belém
Estando em Belém fomos até a famosa pastelaria saborear os deliciosos pastéis de Belém, únicos.
Da Praça dos Restauradores fomos pelo Elevador da Glória até o Bairro Alto através de um funicular amarelo chegando no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Elevador da Glória
Miradouro de S. Pedro de Alcântara
Castelo de S. Jorge, cidade e Rio Tejo vistos do miradouro
 De lá caminhamos pelo Bairro Alto e Chiado passando pelo café A Brasileira com a famosa estátua de Fernando Pessoa e chegamos na Igreja do Carmo. A igreja foi parcialmente destruida no terremoto de 1755 e foi mantida dessa forma preservando seus arcos originais.
Igreja do Carmo
Ao seu lado há outro elevador, Santa Justa, atualmente em restauração, e tem-se lindas vistas da cidade.
Elevador de Santa Justa
Praça dos Restauradores vista da Igreja do Carmo

Descendo fomos até bairro Avenida chegando na Praça do Comércio com seu Arco Triunfal.
Praça do Comércio
Fomos também até o bairro do Castelo e de lá descemos a pé para vermos a Sé de Lisboa.
ladeiras de Lisboa saindo do Castelo em direção ao Rio Tejo
Sé, catedral de 1150

Lisboa é repleta de ladeiras pois é rodeada por colinas e nem mesmo as estações de metro escapam dessa geografia. Vejam  o acesso a esta estação do Bairro Alto......dá vertigens....

uma estação do Metrô no Bairro Alto


Foram 4 semanas de uma viagem que muito nos impressionou, valeu muito a pena todas as dificuldades encontradas no início.










Nenhum comentário:

Postar um comentário