“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aigues Mortes e Camargue, França - Sul da França e Suíça 2012

Chegamos em Aigues Mortes num final de tarde e nos encantamos com suas muralhas cercadas por um parque de diversões e muitas pessoas passeando. Procuramos um hotel, nos hospedamos e quando voltamos às muralhas a cidade já tinha se esvaziado, um ou outro morador no bar da praça ou nos restaurantes.

porta da Rainha

Esta cidade fortaleza medieval , cujo nome significa Águas Mortas,  foi fundada por Luís IX em 1240 numa área de pântanos e areia para ter acesso ao mar. Luís IX inicialmente construiu duas torres, as muralhas foram construídas por seu filho para preservar o acesso ao mar.  Daqui partiram as cruzadas de 1248 e 1270. Hoje a cidade está a 5 km do mar e encanta por suas muralhas. São 1640 metros quadrados de muralhas originais.






Do castelo construído por Luís IX só resta uma torre, a Tour de Constance, que posteriormente foi uma prisão.

Tour de Constance

ponte entre a torre e as muralhas
Na praça central dentro das muralhas há uma estátua de Luís IX e uma linda igreja.



A região onde fica é a Camargue, uma grande planície entre dois braços do Rio Rhone e o Mar Mediterrâneo, hoje um parque. Cruzamos parte dela quando fomos de Arles à Aigues Mortes e desta para Montpellier, áreas de pântano com flamingos e cavalos brancos.



























2 comentários:

  1. Visitarei Aigues Mortes amanhã e seu blog foi de muita ajuda! Obrigada e tenha sempre uma boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz pelo blog tê-lo ajudado, uma excelente viagem para você.

    ResponderExcluir