terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Agrigento a Siracusa - Itália 2010

• Piazza Armerina: saimos de Agrigento em direção ao centro da ilha para conhecer a Villa Romana del Casale distante cerca de 5 km da cidade. Chegamos pouco depois da 13:00h e a bilheteria tinha acabado de fechar e só iria reabrir após às 14:30h. Nos indicaram o Museu Vila das Maravilhas que ficava aberto e era bem próximo, um lugar até interessante mas não compensou o custo. De lá fomos para a cidade, bem mais agradável e gratuita.....
Catedral de Piazza Armerina

Piazza Armerina

Voltamos então para a Villa que já estava com um bom número de turistas. Descemos uma longa escada até a bilheteria e lá nos informaram que somente 3 salas estavam abertas a visitação, porém o preço era o mesmo. Eram muitas pessoas para conhecer 3 salas nas quais se anda por passarelas. Foi lamentável, ficamos decepcionados, mas independente de tudo isso vale a visita.
Acredita-se que a enorme vila tenha sido construida entre os anos de 285 a 305. Apresenta várias salas, termas e pátios e deve ter pertencido a Maximiniano, co-imperador de Diocleciano. Além de toda a estrutura a grande atração são os mosaicos representando cenas domésticas, mitológicas, de caça e de paisagens que se encontram bem preservados pois estiveram soterrados por lama.

grande cena de caça

10 raparigas de biquini
Este último talvez seja o mais famoso por mostrar 10 moças numa competição esportiva e vestidas com trajes semelhantes ao biquini, pelo jeito a invenção é bem mais antiga do que se pensa....
  • Siracusa: pretendíamos ainda conhecer algumas cidades próximas a Siracusa como Noto e Modica fazendo um caminho litorâneo mas nosso GPS decidiu nos mandar para  a auto-estrada que passa perto de Catânia antes de ir para Siracusa. Acabamos por chegar na cidade quase a noite, o horário de almoço da Villa Romana estragou nossos planos....o triste é que o site do local não fala sobre esse intervalo...
Ficamos num hotel em frente ao anfiteatro greco-romano e fomos ao centro antigo da cidade para jantar. Siracusa foi uma cidade muito importante no mundo grego e uma das mais lindas. Apresenta algumas ruínas de templos dessa época assim como igrejas e fontes de épocas mais recentes. Como já era noite só pudemos ter uma idéia do global da cidade que apresentava uma feira bem animada.
ruínas do Templo de Apollo do séc. VI aC
No outro dia fomos para o sítio arqueológico com atrações variadas como teatro grego, anfiteatro romano, catacumbas, pedreiras, altares, etc...

Anfiteatro Romano do séc. III
base do Altar de Hierão II
Teatro Grego do séc. VI aC
pedreira da qual sairam as pedras para a construção da cidade
 Nas redondezas encontra-se a Necrópole Pantalica, um desfiladeiro esculpido na rocha que contém mais de 8000 túmulos escavados em suas paredes. É um lugar único mas é bem distante e há a obrigatoriedade da volta pelo mesmo caminho, perdemos um bom tempo para chegar lá....