“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Ouarzazate, Kasbah Ait Ben Haddou e Kasbah Telouet, Marrocos - Egito e Marrocos 2019



Ainda no caminho para Marraquexe conhecemos Ouarzazate, famosa pelo estúdio de cinema "Ouallywood". O local era procurado por seus cenários exóticos lembrando Tibete, Roma Antiga e Egito entre outros. Kasbah Taourirt foi usado nas gravações de "Gladiador", "Príncipe das Trevas" e "O céu que nos protege"  e hoje vem sendo restaurado pela Unesco.

Kasbah Taourirt



Em frente fica o Museu do Cinema que apresenta alguns cenários e equipamentos.











Há menos de 30 km está o Kasbah Ait Ben Haddou que, como todos os kasbah, são casas de barro, madeira e palha cercadas por uma muralha; sua importância deve-se a estar no caminho de uma grande rota comercial entre o Sudão e Marraquexe; também foi cenário de muitos filmes e sua restauração é feita pela Unesco. Hoje é tão visitado que suas ruelas já não são tão tradicionais apresentando muito comércio, por isso só o avistamos ao longe.









Visitamos outro, o Kasbah Telouet, presidido por uma das famílias mais poderosas de Marrocos do séc. XX, a família El Glaoui, que dominava o comércio de azeitonas, açafrão e sal. Foi local de muitas festas mas quando o patriarca perdeu o poder político o kasbah foi abandonando, hoje é mantido por uma taxa cobrada aos turistas. A distância entre eles é menor que 50 km mas o caminho é por uma estrada sinuosa entre desfiladeiros













até que finalmente chegamos.

Kasbah Telouet




O interior é repleto de lindos detalhes



teto em madeira





Mas o que mais gostamos foi desta janela e sua vista, demais....



Daqui para Marraquexe mais uma estrada nas montanhas chegando a 2.260 metros de altitude.







sem dúvida os caminhos pelo país são lindos e diversificados.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário