“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Santuário de Montserrat, Catalúnia - Espanha 2013

Este mosteiro beneditino foi construída na Idade Média, no ano 880, ao redor da gruta onde a imagem da santa, Nossa Senhora de Montserrat padroeira da Catalúnia, foi encontrada por crianças pastores. Foi destruído em 1811 por tropas francesas, sendo reconstruído em 1844.
Localizado em plena montanha, a 720 metros de altura, é um lugar de muita beleza natural e um centro importante de peregrinação do país. É possível chegar até lá de carro ou deixá-lo na base da montanha subindo de teleférico ou de funicular. Distante cerca de 60 km de Barcelona é uma excelente opção de passeio para quem estiver na cidade.
Da estrada já se avista a Montanha de Montserrat


Escolhemos subir pelo funicular para ver melhor a montanha e tudo o que a cerca. Com o carro no estacionamento enfrentamos uma fila de meia hora formada mais por famílias locais do que por turistas, era um domingo de sol e muitos vinham curtir o santuário com suas vistas e seus passeios, santuário que recebe a visita de mais de 2 milhões de pessoas por ano.





O funicular comporta 35 pessoas em pé, parte a cada 15 minutos e percorre 1350 metros em 5 minutos com uma inclinação de 45%. De suas janelas vemos a montanha e seus arredores e pára assustadoramente entre as rochas.





O local com três praças abriga, além do santuário, museu, biblioteca e hotel.

Santuário

praça principal do santuário, Praça de Santa Maria
Praça de Santa Maria
fachada
Após esta fachada chega-se a um átrio onde fica a linda fachada principal da igreja.




Havia uma fila enorme na lateral e quando entramos na igreja percebemos que era para se aproximar da virgem, lá no altar.



As vistas do alto são mais um atrativo do lugar.




Uma das atividades mais concorridas é o mais antigo coro de crianças na Espanha que se apresenta todos os dias às 13:00 horas.

Há outros dois funiculares que levam ainda mais para o alto, um deles chega até à gruta onde a virgem foi encontrada.





Vê-se pessoas no alto, ao lado de uma cruz


Outro atrativo do local são as várias trilhas com tempo e dificuldade variados. Vimos muitas pessoas nas trilhas quando descíamos.





e mais da paisagem ao redor




Indo embora tivemos uma visão global da montanha




















































































































2 comentários:

  1. Oi Inês. Estivemos neste lugar maravilhoso quando viajamos pela Espanha e Portugal. Fomos até o santuário de carro e depois fomos de funicular até o topo, na gruta. O que mais nos marcou foi a apresentação de canto gregoriano pelos frades e aspirantes. Maravilhoso. A opção do funicular desde baixo, também achei muito interessante. Mais uma vez parabéns pela escolha desde lugar ímpar para visitar. Forte abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
  2. O lugar é muito bonito, lamentamos não termos assistido ao coro.

    Abraços

    ResponderExcluir