“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Palácio do Sultão 1 - Istambul, Turquia - Terra Santa e Istambul 2012

A área do Palácio do Sultão encontra-se às margens do Mar de Mármara e do Chifre de Ouro. Seu maior destaque é o Palácio Topkapi, a área em frente é o Primeiro Pátio, ao redor encontram-se  o Museu Arqueológico e o Parque Gulhane, antigamente parte dos jardins do palácio. Nesta área encontram-se também a estação Sikerci e os Banhos Cagaloglu de 1741.
O Palácio Topkapi, o nome significa porta do canhão,  foi construído entre 1459 e 1465 por Mehmet II após conquistar  Constantinopla. Além de ser a residência do sultão era também a sede do governo e possuía uma escola de funcionários e um campo de treinamento. Foi usado até 1853 quando houve a mudança para o Palácio Dolambahçe e em 1924 foi aberto ao público como um museu. É formado por pavilhões e quatro pátios. Há ingressos separados para o palácio e para o harém que possui um número limitado de visitantes por dia, assim começamos nossa visita por ele.

Porta das Saudações - entrada do Palácio Topkapi

A palavra harém significa proibido, aqui viviam as mulheres(mãe, filhas e concubinas) e os guardas (escravos negros eunucos). No local só entravam o sultão e seus filhos. O local também abrigava um recinto onde ficavam confinados os irmãos do sultão para que não houvesse disputas pelo poder. Abriga várias salas e pátios decorados com azulejos com destaque para os quartos do sultão e de sua mãe (válide) que era quem mandava nesse pavilhão possuindo os melhores aposentos.

pátio dos eunucos negros

aposento da mãe do sultão

detalhe de um dos tetos

pátio da mãe do sultão

salão imperial usado para festas
salão imperial
salão imperial

quarto do sultão

quarto do sultão

pavilhão gêmeo construido para o herdeiro
aposentos e pátio das favoritas
detalhe do pátio das favoritas
Entre grandes pátios encontram-se diversos pavilhões que abrigam exposições do tesouro, de vestimentas, de cerâmicas e cristais, de relógios, de manuscritos e miniaturas, do manto sagrado com relíquias do Islã; nesses locais é proibido fotografar.

A Biblioteca de Ahmet III foi construída em 1719, seu interior é decorado com azulejos. Possui no seu exterior uma linda fonte.




Pavilhão Revan construído em 1635





Pavilhão da Circuncisão de 1640 









Pavilhão Iftariye com lindas vistas




Pavilhão Bagdá de 1639



Porta da Felicidade tendo a frente o local para colocação do estandarte sagrado


Torre da Justiça tendo atrás o harém e a frente o Divan





 Divan era a sala onde se reuniam os vizires do conselho imperial. Possui uma pequena janela por onde o sultão os observava sem ser visto.





A bilheteria do palácio abre às 9:00h, chegamos uns 15 minutos antes e antes das 9:30h já estávamos visitando o harém. Saímos por volta das 11:00h e o Primeiro Pátio, onde ficam as bilheterias, estavam assim..














































































2 comentários:

  1. Cara Inês. Primeiro, obrigado pelo prestigiamento do nosso blog www.viajandoconosco.blogspot.com. Segundo, informar que a Lituânia é um País seguro, estradas boas e cidades fáceis de se conhecer, especialmente Vilnius e Kaunas. A estrada entre elas é duplicada e muito boa. O único problema é o fato de poucas pessoas falarem inglês. Até mesmo em restaurantes de fast food, pouquíssimos jovens falam o inglês. Imagina no interior. Quanto ao mais, no blog está tudo detalhado sobre a nossa visita para lá. Espero que tenha contribuído para a vossa decisão. No final de ano viajaremos para o deserto do Atacama, no Chile (Hotel Explora Atacama, no natal) e para as Cataratas do Iguaçu (Hotel das Cataratas, ano novo) e, em março, passaremos um mês na Índia e no Nepal. Tudo estará no blog. Forte abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Narcísio pela resposta, nos ajudou muito. Obrigada também pela gentileza de ter respondido no meu blog e pela visita. Estarei aguardando as próximas postagens. Abraços. Inês

    ResponderExcluir