segunda-feira, 10 de julho de 2017

Rota Alpina ou Grobglockner, Áustria - ao redor dos Alpes 2017

A Rota Alpina é considerada uma das mais bonitas estradas de montanha do mundo. Concluída em 1.935 é parte do percurso da Baviera para a Itália e totaliza 47,8 km de comprimento chegando a 2.505 metros de altitude.

A estrada só abre de maio a outubro, sem datas fixas pois depende das condições climáticas. Logo depois de Fusch há uma cabine onde se paga 35 euros podendo fazer ida e volta no mesmo dia, há também tickets semanais. Lá recebemos um mapa e fomos alertados que nesse dia havia muita neblina e ainda tinha muita neve, para dirigirmos com cautela.

Mesmo com a dificuldade de visualização devido a neblina ficamos maravilhados, foi uma experiência totalmente nova para nós, dirigir entre montanhas de gelo. No início ainda vimos umas quedas de água

mas depois só neve, nos mirantes era difícil identificar as montanhas.

E continuamos, bem devagar, não só pelas dificuldades mas, principalmente, para absorver todo aquele visual.

Quando começamos a descida havia menos neve

e numa curva vimos dois carros parados

fomos bem devagar e  vimos uma raposa

como ela não se afastava dos carros achamos que estivesse com fome e fizemos um bom uso da maçã que tínhamos no carro.

Continuamos até chegarmos a Heiligenblut, o ponto final da rota.

Antes de entrarmos na rota passamos por uma pequena cidade e não resistimos, fomos conhecer pois nos chamou atenção um castelo e ao lado uma igreja, era Goldegg.

Nesta noite iríamos dormir na Itália e continuamos em direção a fronteira passando por Lienz

e depois por Heinfels

Assim acabou a nossa passagem pela Áustria e já falávamos sobre voltar e fazer outras rotas cênicas do país, uma experiência maravilhosa.