“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fortaleza de Massada e Mar Morto - Terra Santa e Istambul 2012

Fizemos este passeio de dia inteiro saindo de Tel Avi, após 1:30h de estrada passamos por Jerusalém e mais 1 hora estávamos em Massada. A paisagem que nos acompanhou na maior parte do trajeto é a do Deserto da Judéia, que impressiona por ser uma região com enormes pedras e de onde se avista o Mar Morto.

Mar Morto

Apesar de toda aridez encontram-se áreas cultivadas e o que mais me impressionou foram beduínos vivendo no local.

Deserto da Judéia e área de cultivo

acampamento de beduínos
Chegamos então a Massada, uma fortaleza natural já que se encontra 400 metros acima do nível do mar num platô rochoso cercada de profundos desfiladeiros. Pois neste local Herodes construiu uma fortaleza com dois palácios suntuosos, casas de banho, depósitos e cisternas no séc. I a.C. com o objetivo de se proteger  do Egito.

montanha aonde foi construída Massada
maquete
A leste encontra-se o Mar Morto e o acesso a Massada era, e ainda é, feito através de um caminho sinuoso, o caminho da serpente.

caminho da serpente
Mas hoje em dia existe uma forma mais tranquila de subir e descer à fortaleza, um teleférico que nos brinda com lindas vistas do Mar Morto e do Deserto da Judéia.





Herodes construiu sua moradia privada em 3 níveis, um deles possuía um terraço circular e outro possuía banhos.

maquete do palácio de Herodes
terraço em um dos níveis
Havia também o Palácio Ocidental que era usado para hóspedes e seu chão era de mosaicos.


A água ficava armazenada em grandes cisternas e eram águas das chuvas  recolhidas em represas e canais. Herodes construiu também uma sinagoga, banhos quentes e um local para urnas funerárias, o columbarium.O alimento era armazenado em armazéns.

Após a morte de Herodes o local passou a ser ocupado por alguns judeus que resistiam ao domínio romano (67 d.C.). Quando ocorreu a destruição do II Templo muitos judeus fugiram de Jerusalém e fizeram de Massada sua base de resistência aos romanos( 69 d.C.). Em 72 d.C. o governador romano decidiu destruir essa resistência e levou 15.000 pessoas para fazerem um cerco a fortaleza com seus 1.000 habitantes. Construíram 8 acampamentos ao redor e fizeram uma rampa no lado oeste. O cerco durou 2 anos e quando os judeus perceberam que a tomada da fortaleza pelos romanos era inevitável decidiram por um suicídio coletivo. Esta história chegou até nós porque duas mulheres e cinco crianças se refugiaram nas cisternas.

Mar Morto ao fundo e acampamento romano (quadrado)
rampa construída pelos romanos no lado oeste
Após esse triste episódio Massada ficou esquecida até que foi redescoberta em 1838. Seu parque foi aberto em 1966. Sua reconstrução foi parcial e aquilo que foi acrescentado nos dias de hoje está separado por uma linha escura da construção antiga.

topo da fortaleza
ruínas na fortaleza
reconstrução
De lá fomos para um Kibutz ver de perto o Mar Morto. O Mar Morto é na realidade um lago que fica no fundo de um grande vale que se estende da Turquia a África Oriental. Está a 411 metros abaixo do nível do mar sendo o ponto mais baixo do planeta. Possui uma área de 1050 km2 que nos últimos 50 anos vem sendo reduzida pois seu maior afluente, o Rio Jordão, está sendo cada vez mais explorado por ser a única fonte de água doce da região. Em decorrência disso o Kibutz que havia sido construído às margens do lago, hoje encontra-se bem distante,sendo necessária até a utilização de um jipe para transporte até ele. Há várias formas de hospedagem, desde resorts até lugares que só possibilitam um banho no lago. O que visitamos possui uma boa infra estrutura com restaurante, vestiários e lojas que vendem de tudo, principalmente cosméticos feitos com a famosa lama negra do local.

Mar Morto

diminuição do Mar Morto é visível

Deserto da Judéia
Seu nome deve-se ao fato de ali não existir nenhuma forma de vida já que possui altas concentrações de minerais, sendo 26% sólido. Em decorrência disso não se afunda, sendo a flutuação mais um atrativo turístico. Infelizmente não pudemos desfrutar dessa sensação tão incomum, esqueci dos trajes de banho, e os preços na loja eram altíssimos.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário