“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Oradour-sur-Glane, La Cité Martyre, França - França e Espanha 2017

Neste dia praticamente cruzamos a França de leste a oeste, foram mais de 400 km até chegarmos a Oradour-sur-Glane conhecida como La Cité Martyre em decorrência do massacre de civis que aqui ocorreu em 10 de junho de 1.944.





Quando li sobre o que aconteceu aqui fiquei com a ideia de que o massacre havia sido uma reação impulsiva ao desembarque do dia D, mas antes de entrarmos na cidade onde tudo ocorreu há uma visita a um Centro da Memória que relata os acontecimentos que levaram à II Guerra Mundial, o seu transcorrer, a ocupação da França, o aparecimento das forças de resistência com sede em Vichy e o desembarque dos aliados. Dentro desse contexto o comandante de um batalhão alemão que estava sediado na região decidiu que era necessário um evento marcante e escolheu a cidade e a forma como seria o ataque. No dia escolhido a cidade foi ocupada e todos os seus habitantes, inclusive as crianças que foram retiradas das escolas, foram levados à praça principal, daqui as mulheres e as crianças seguiram para a Catedral onde foram queimadas e os homens foram levados em grupos menores para lugares diversos da cidades onde foram baleados e posteriormente seus corpos foram queimados. No dia seguinte a cidade foi saqueada e incendiada. Conseguiram se salvar 4 homens e 1 mulher. A cidade foi mantida intacta e se tornou um memorial.

Após a visita ao Centro da Memória entra-se  na cidade





















O comandante responsável por essa barbaridade não chegou a ser julgado pois morreu numa batalha na Normandia antes de acabar o mês.

No caminho, ainda na Borgonha, passamos por Autun, uma cidade fundada pelos romanos no séc. I a.C. que se tornou um grande centro de saber com uma população quatro vezes maior do que é hoje. Dessa época restam alguns monumentos

Porte Saint André

Porte d'Arroux
Temple de Janus
Temple de Janus
Há ainda um anfiteatro mas a área estava isolada e não tivemos acesso.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário