“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cartagena das Índias, Colômbia (passeios e considerações finais) - Colômbia e Panamá 2013

Há algum tempo vínhamos cogitando este destino mas as altas temperaturas sempre nos detinham.Quando afinal decidimos por conhecê-la nos deparamos com um calor quase insuportável, de dia a cidade fervia de pessoas, trânsito e calor, o que nos deixava muito irritados. Ficamos 5 dias em Cartagena e a partir do segundo passávamos a manhã na área da piscina, saíamos para almoçar e só no final da tarde é que "turistávamos". O calor era tanto que assim que saíamos do nosso quarto a lente da máquina fotográfica embaçava e ficávamos até uns 20 minutos sem poder usá-la. Por isso acho essencial um hotel com piscina e área de lazer. Escolhemos o Hotel Charleston Santa Tereza, um antigo convento com bons quartos, áreas sombreadas, piscina, bom serviço, bem localizado dentro das muralhas; preço salgado mas voltaríamos.

Hotel Charleston com a Igreja San Pedro Claver ao fundo




Abaixo algumas fotos do hotel

pátio interno onde é servido o café da manhã






piscina e vista





área externa


 hotel e restaurante montado só a noite

Se conhecer a cidade durante o dia é difícil  a noite ela se revela encantadora e romântica...

seja num passeio de charrete







seja vendo o por do sol num dos bares das muralhas

estas fotos são do Café del Mar, local lindo com vistas maravilhosas e um ambiente Zennnn.....adoramos







Há também um barzinho nas muralhas a frente do nosso hotel de onde tiramos lindas fotos do hotel e redondezas







 Tínhamos pensado em fazer o cruzeiro a Isla Rosário mas o desconforto com o calor durante o dia era tanto que preferimos não arriscar. Fizemos o passeio noturno Rumba en Chiva, saímos da Torre do Relógio em um ônibus aberto em direção a Bocagrande, lá ficamos rodando mais de meia hora até  o ônibus estar completo, sempre ao som de música ao vivo muito alta. Quando começa é fornecido rum e refrigerante a vontade e o guia  chamando a todos para dançar. Vimos um pouco do bairro e seguimos para o centro histórico até as Bóvedas, lá acabamos por desistir. Para nós o melhor foi ver o forte a noite.

ônibus turístico do passeio


A cidade também possui ótima gastronomia, excelentes restaurantes italianos, cubanos, argentinos e peruanos entre outros. Por meu marido ser carnívoro fomos a todos os restaurantes argentinos, ele comeu sua carne e eu um ótimo peixe ou fruto do mar. Mas o que mais nos agradou foi o Restaurante Cuzco, uma antiga residência com uma pequena piscina ao centro, bem decorado, boa adega e excelente comida.

Quanto a praias as frequentadas são as do bairro Bocagrande que não condizem com o mar do Caribe pois suas águas são escuras. O bairro possui muitos hotéis e resorts, uma grande variedade de restaurantes e lanchonetes.































2 comentários:

  1. Oi Inês. De volta da viagem da Índia há uma semana, agora que estou me recuperando do fuso de 8,5 h. Gostei desta postagem sobre Cartagena porque é um destino que está nos nossos planos para uma viagem mais curta. Ótimas dicas, inclusive do hotel. A propósito, no nosso blog já fizemos o balanço final da viagem da Índia, dividido em seis partes: considerações iniciais, transporte, hotéis, a Índia que vale a pena, a Índia que não vale a pena e considerações finais. Dá uma olhada. A propósito, adoramos teus comentários no curso da viagem. Tornou nossa viagem mais agradável. Obrigado. Forte abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Narciso e Dirlei, bem vindos...
      Acompanhei seus relatos e acredito que a viagem à Índia tenha sido marcante, tanta cultura e história, costumes tão diferentes...não imaginava tanta diversidade de templos e lugares...parabéns pelo roteiro e execução.
      É bom ter vocês de volta, no Brasil e nas minhas postagens.
      Abraços

      Excluir