“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cais dos Palácios em São Petersburgo, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

O principal rio da cidade é o Rio Neva e às suas margens encontram-se palácios aristocráticos e edifícios históricos.






Num dos extremos encontra-se a estátua de Pedro, o Grande chamada de O Cavaleiro de Bronze, ao fundo avista-se a cúpula da Catedral de Santo Isaac e ao lado está a Praça dos Dezembristas com os edifícios do Senado e do Sinodo.

O Cavaleiro de Bronze e ao lado o prédio do Senado e do Sinodo
O Cavaleiro de Bronze pisoteando a serpente da traição
Catedral de Santo Isaac
A Catedral de Santo Isaac é uma das maiores do mundo e para suportar seu peso de 300 toneladas foram enterradas milhares de estacas de madeira no terreno pantanoso. Suas 48 colunas de granito vermelho ainda mostram furos de bala, resultado do cerco dos alemães. No regime bolchevique foi o Museu do Ateísmo.




Na praça  está a estátua do czar Nicolau I e o histórico Hotel Astória  cujo salão havia sido escolhido por Hitler para celebrar a conquista sobre a cidade, que nunca aconteceu.

Czar Nicolau, Hotel Astória e Almirantado ao fundo
 Daqui cruzando-se outro canal, o Canal Moyka, chega-se ao famoso Teatro Mariinskiy onde desde 1860 atua a Companhia de Ópera e Ballet Kirov.

Teatro Mariinskiy
Próximo ao teatro fica a Catedral de São Nicolau, construída entre 1753 e 1762 para os marinheiros e funcionários do Almirantado é também conhecida por Igreja dos Marinheiros.

Catedral de São Nicolau
Catedral de São Nicolau
Na direção da Nevskiy Prospekt, às margens do Rio Neva fica o Almirantado, a sede da Escola de Engenharia Naval. A marinha russa foi criada por Pedro, o Grande para garantir acesso ao mar e aqui ficavam os estaleiros. Destaca-se pela agulha dourada sobre a torre que pode ser vista de vários pontos da cidade. Infelizmente pouco vimos do edifício que estava todo coberto de andaimes, a melhor visão tivemos do outro lado do Rio Neva, na foto abaixo.



Mas o mais famoso edifício a beira do cais é o Museu Hermitage, assunto do próximo post.

Abaixo fotos de Rustem Adagamov

Catedral de Santo Isaac  e O Cavaleiro de Bronze
























Nenhum comentário:

Postar um comentário