“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Sagres, praias da Costa Vicentina e Beja, Portugal - Portugal e Espanha 2019

Neste dia tivemos um imprevisto, uma lanterna do carro tinha ficado ligada e estávamos sem bateria, fomos rapidamente atendidos mas perdemos uma boa parte da manhã e tivemos que diminuir as praias da Costa Vicentina que veríamos.

A primeira parada foi em Sagres, ainda no Algarve, uma pequena vila que se destaca por uma fortaleza construída por Henrique, o Navegador no séc. XV e que talvez tivesse abrigado uma escola de navegação. Pouco resta da estrutura original da fortaleza e as muralhas que se vê são de um forte do séc. XVII.



Mas o que encanta é a vista que se tem de lá, paredões rochosos, praia e o Oceano Atlântico.





Na foto acima aparece ao fundo o outro ponto turístico de Sagres, o Farol do Cabo de São Vicente, e fomos para lá.



Aqui, mais uma vez, o infindável oceano chegando na base dos grandes penhascos.










Bem perto fica outro forte, o Forte de Santo Antonio de Beliche.



Passamos por Aljezur com seu castelo árabe do séc. X





e daqui para a última praia do Algarve, já no limite com o Alentejo, a Praia de Odeceixe, onde somem as falésias e aparecem enormes penhascos deixando a praia com um visual mais selvagem e é esse panorama que se observa em outras praias da Costa Vicentina








mas as escadas continuam aparecendo...



Daqui fomos para uma praia menor e de visual ainda mais selvagem, a Praia da Azenha do Mar 



que fica ao lado de uma pequena vila de pescadores com o Porto da Entrada da Barca.









Por último, não por nossa vontade mas por estarmos sem tempo, a Praia de Zambujeira do Mar, com uma parte rodeada por paredões onde fica o vilarejo





e outra mais aberta e com acesso mais fácil.







Aí resolvemos ir na parte alta vista na foto de cima e lá avistamos de um lado  Zambujeira do Mar por inteira, uauuuu



e do outro uma outra praia ainda mais agreste, mais recortada por penhascos e com acesso ainda mais difícil, ficamos encantados com a Praia dos Alteirinhos, linda....












A partir daqui saímos da faixa litorânea muito arrependidos de não termos acrescentado pelo menos mais um dia neste litoral. Fomos em direção a Beja, cidade com história romana e árabe além de palco de importantes batalhas e que hoje se destaca pela sua gastronomia além da produção de cortiça, no caminho vimos muitas árvores de cortiça.


Começamos passando pelo seu castelo construído pelo rei D. Dinis no séc. XIII.






Daqui fomos para o Convento de São Francisco também do séc. XIII, hoje umas das Pousadas de Portugal, onde nos hospedamos.





Fomos então conhecer o centro histórico
















assim começamos a curtir o Alentejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário