“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ponte Gálata e Cruzeiro no Bósforo - Istambul, Turquia - Terra Santa e Istambul 2012

A Ponte de Gálata foi construída em 1992, passa sobre o Chifre de Ouro ligando Eminonu a Karakoy. De Eminonu saem ferryboats e vários passeios pelo Bósforo. O local está sempre muito movimentado, seja pelos ferryboats, pelos vários restaurantes sob a ponte ou pelos seus arredores com o Bazar das Especiarias e a Mesquita Nova.
O Chifre de Ouro é um braço de mar que corre para o Bósforo, recebeu esse nome devido a lenda que diz que os bizantinos jogaram aqui seus tesouros quando a cidade foi tomada pelos otomanos. Às suas margens encontram-se a Mesquita de Eyup e o Pierre Loti Café de onde se tem lindas vistas.

Ponte Gálata
Outra característica da ponte é estar sempre lotada de pescadores, seja de dia ou de noite.


São vários os restaurantes na ponte que oferecem, além de pratos a base de peixes e frutos do mar,  uma linda vista do local. Os pratos são bem servidos porém caros.


Bem próximo a ponte destaca-se a Mesquita Nova, cuja construção teve início em 1597.


O local está sempre muito movimentado, mesmo a noite o comércio é abundante. Destaque para a iluminação dos monumentos.

pátio da Mesquita Nova


Mesquita Nova
Mesquita Azul acima e Mesquita Nova abaixo
comida tradicional - sandwich de peixe
Há poucos metros da ponte encontra-se o Bazar das Especiarias, Spice Bazar. Construído no séc. XVII para integrar a Mesquita Nova, sua renda era usada nas instituições mantidas pela mesquita. Seu nome em turco é Bazar Egípcio pois foi construído com o dinheiro vindo das importações egípcias. Seu produto principal sempre foram as especiarias, principal comércio entre Oriente e Ocidente na época. O local está sempre muito movimentado sendo até difícil andar no seu interior. É bem menor que o Grande Bazar mas, hoje em dia, apresenta a mesma diversidade de produtos. Já conhecíamos o Grande Bazar e preferimos não  visitá-lo desta vez.





O Estreito de Bósforo separa a Europa da Ásia ligando o Mar de Mármara ao Mar Negro,  possui 33 km de extensão com larguras que variam de 700 metros a 3,6 km. Várias companhias oferecem cruzeiros pelo Bósforo, particulares ou a estatal IDO. Os passeios podem durar 2 ou 6 horas, neste último há uma parada em Anadolu Kavagi onde fica uma fortaleza bizantina. Havíamos decidido fazer o passeio de 2 horas pela IDO, chegamos a Eminonu e paramos no pier errado, compramos um ticket de Eminonu a Uskudar, primeiro pier do lado asiático, só na volta vimos um pier anunciando os passeios turísticos da companhia. Nosso passeio foi legal mas de curta duração, fomos até o lado asiático, andamos um pouco por lá e voltamos, vimos golfinhos mas não conseguimos fotografá-los. O cruzeiro turístico passa por vários palácios, fortalezas e lindas mansões, pena termos errado, mesmo assim curtimos o passeio e as lindas vistas.

ferryboat
Mesquita Dolmabahçe e Torre do Relógio
Ponte do Bósforo
Istambul Asiática
Torre de Leandro ou Torre da Donzela






















Nenhum comentário:

Postar um comentário