“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 30 de junho de 2013

Sergiev Posad, Rússia - Rússia e Países Bálticos 2013

Sergiev Posad está a apenas 70 km de Moscou e faz parte do Anel de Ouro, conjunto de cidades que a partir do séc. XI prosperaram pelo comércio entre Oriente e Ocidente. É uma cidade industrial com mais de 100 mil habitantes mas sua importância é espiritual pois aqui fica o Mosteiro de Sergiev Posad ou Mosteiro da Trindade de S. Sérgio, o mais importante da Rússia.




Este mosteiro foi fundado em 1345 por Sérgio de Radonezh que foi canonizado após a sua morte em 1422 e declarado padroeiro do país. Foi o centro da Igreja Russa até 1920 quando foi fechado pelo governo bolchevique, reaberto por Stalin em 1946 foi sede do patriarcado russo até 1988 quando foi transferida para o Mosteiro Danilovskiy. Suas fortificações de madeira foram substituídas por pedra a partir de 1540 e protege uma série de prédios históricos dos séc. XV, XVI e XVIII, muitos sendo recuperados para a comemoração no ano que vem dos 700 anos do nascimento de S. Sérgio.

Abaixo uma foto semelhante a anterior mas sem os andaimes, foto da www.nturismo.com


Após várias lojinhas de artesanato chega-se a Torre Bela, a porta principal com  afrescos contando a vida de S. Sérgio.



Torre Bela


Acima da porta fica a Igreja da Porta de S. João Baptista, construída entre 1692 e 1699 pela família Stroganov.


Igreja da Porta de S. João Baptista e torre Bela
Chega-se a um grande pátio onde está a principal catedral do mosteiro, a Catedral da Assunção, construída a mando de Ivan, o Terrível, em 1559 em comemoração a captura de Kazan, infelizmente pouco vimos de suas cúpulas azuis com estrelas e uma maior dourada ao centro. À frente da Catedral  está um obelisco, uma fonte de água "milagrosa" e a Capela sobre o Poço, construída sobre uma nascente de água salgada.

Catedral da Assunção toda com andaimes
Abaixo uma foto da Wikipedia


O mosteiro declarado Patrimônio da Humanidade ainda é um dos centros da igreja russa e possui além das igrejas um seminário, uma academia espiritual, um hospital , aposentos do Czar e o Palácio dos Metropolitas. É comum encontrar entre os turistas sacerdotes, monges e seminaristas e são estes que acompanham os visitantes.
Próximo a Sacristia fica a Catedral da Trindade, construída sobre o túmulo de S. Sérgio entre 1422 e 1423.
Na Sacristia encontra-se uma lojinha que vende artigos religiosos muito bonitos além de outros como ovos tipo Fabergé muito delicados.

Catedral da Trindade
Catedral da Trindade e Sacristia
Há também a Torre Sineira e a Igreja do Espírito Santo mas também estavam com andaimes.
Dentro do que conseguimos ver o mais impressionante foi o interior da Igreja de S. Sérgio e seu refeitório, construídos entre 1686 e 1692 apresentam um interior muito trabalhado e suntuoso sendo o refeitório um salão amplo sem colunas de sustentação.







Almoçamos em um restaurante de comida típica ao lado do mosteiro e antes de seguirmos para Suzdal passamos por uma pequena fábrica de bonecas matrioskas. Essas bonecas, cujo nome significa mãezinha,  representam a família pois seu interior abriga outra boneca fazendo um conjunto com no mínimo 5 itens. Este brinquedo  ganhou um prêmio numa feira em Paris em 1900 e desde então tornou-se símbolo da Rússia. Nesta pequena fábrica residencial teríamos que pintar uma boneca e aquilo que achávamos ia ser muito chato foi extremamente agradável com a artesã dando uma aula sobre a técnica e a história, muito legal....



Até que as nossas ficaram bonitinhas...







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário