“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Montpellier, Béziers e Narbonne, França - Sul da França e Suíça 2012

Nosso próximo destino era Carcassone há 178 km de Aigues Mortes mas levamos quase um dia inteiro nesse trajeto pois escolhemos 3 cidades para entrar e conhecer. A primeira foi Montpellier, uma cidade moderna e vibrante pois a maior parte de sua população é de jovens estudantes das suas famosas faculdades. A que eu queria conhecer era a Faculdade de Medicina que foi fundada em 1220 e se mantém como uma instituição respeitada no país. Ao seu lado fica a Cathédrale St.-Pierre de 1364, uma catedral que mais parece uma fortaleza devido as suas torres góticas, infelizmente estava em  manutenção.

Faculdade de Medicina e Cathédrale St.-Pierre



Nessa região fica o Jardin des Plantes, os jardins mais antigos da França criados em 1593 e a Promenade de Peyrou, uma grande praça do séc. XVIII com o Château d'Eau e o aqueduto que servia a cidade.  Em frente está a Rue Foch com sua bela arquitetura tendo de um lado  a Place de la Comedie e do outro o Arco do Triunfo construído no séc. XVII em honra a Luís XIV.

Arco do Triunfo
Château d'Eau e estátua de Luís XIV
A segunda cidade foi Béziers famosa pela sua arena de touradas e seu vinho. Nosso interesse era a Cathédrale St.-Nazaire, não propriamente a catedral mas sim a vista que se tem dela da Pont Vieux. Chovia muito e só paramos para fotografá-la.


Pont Vieux e Cathédrale St.-Nazaire


Esta era uma cidade habitada por cátaros, dissidentes cristãos que formaram uma seita no séc. XIII. Esses dissidentes ocupavam a região do Languedoc que fica próximo a Espanha, o rei de Aragão deu a eles se apoio com a intenção de anexar essa região, em contrapartida o rei francês Felipe II aliou-se ao papa para combatê-los iniciando mais de um século de perseguição através das cruzadas. Aqui as tropas do papa perguntaram como iriam diferenciar os cristãos dos cátaros e a resposta do papa foi "matem todos, Deus reconhecerá os seus" e assim  20.000 foram massacrados. Mais uma vez a religião usada como pretexto para ambições políticas. Os cátaros refugiaram-se em castelos, dentre eles o mais preservado é o de Carcassone mas há muitos em ruínas espalhados pela região de Languedoc-Roussilon numa área de cerca de 10.000 km2.
Béziers foi também o local de nascimento de Paul Riquet, um barão que construiu o Canal du Midi que vai de Sète a Toulouse num total de 240 km com aquedutos, pontes e comportas e que uniu o Mediterrâneo ao Atlântico. Concluído em 1681 era importante para o transporte na região, hoje é ocupado por muitos barcos de turismo.

A terceira cidade foi Narbonne com um importante centro medieval. Logo a entrada fomos recepcionados pela Lupa Romana, lenda da origem de Roma.


Fomos conhecer o Horreum, armazéns subterrâneos do séc. I a.C., apesar do nome e da época não nos impressionou, hoje são somente corredores.

Horreum

Bem mais interessante é o grande complexo formado pela Cathédrale St.-Just et St.-Pasteur e o Palais des Archevêques (palácio dos arcebispos).

catedral

complexo

Entre as torres do palácio fica a prefeitura e na praça em frente há um trecho da Via Domitia. Narbonne foi  colônia romana e a Via Domitia  uma estrada romana que ligava a Itália a Espanha.

prefeitura


Via Domitia
























2 comentários:

  1. Querida Inês

    Um ótimo Natal para vc e toda sua família e um ano novo cheio de saude e viagens!!!

    Estou babando nessa sua viagem pela Franca...

    bjs

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Andrea, quanto a viagem estou começando a postar sobre os lugares que mais gostamos, vale do Lot e Dordogne.
      Beijos

      Excluir