“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Biarritz e Saint-Jean-Pied-de-Port, França, França e Espanha 2017

Biarritz é um antigo porto baleeiro que se tornou o balneário preferido da imperatriz Eugenia, esposa de Napoleão III, tornando-o o local preferido de muitos da nobreza e de ricos turistas. A residência de Eugenia, o Palais, é hoje um dos grandes hotéis de luxo do país.

Mas para nós, pobres mortais, nos encantou chegarmos na cidade com sol, depois de um dia inteiro feio e chuvoso pela Espanha, e encontrarmos muitas pessoas aproveitando a pequena praia em frente ao nosso hotel.




Seguindo pela esplanada ao lado desta pequena praia chegamos a um dos principais pontos turísticos da cidade, la Rocher de la Vierge ou a Rocha da Virgem. Conta-se que num dia de tempestade um grupo de baleeiros estava perdido e só conseguiu voltar graças a uma luz irradiante que partia deste rochedo, a partir daí decidiu-se colocar uma virgem no local; inicialmente o acesso era por uma ponte de madeira que foi substituída em 1.887 por uma de metal elaborada por Eiffel.





Daqui tem se lindas vistas da cidade, do mar e de algumas mansões. Na foto abaixo, ao fundo, aparece a Villa Belza, construída em 1.832 num local conhecido como Ponte do Diabo e com um nome que em basco significa negro acabou tendo a fama de "mal assombrado". Serviu de locação para muitos filmes e seus proprietários ofereceram muitas festas no local.








Hotel Le Palais é o alaranjado


Mais a frente um outro rochedo e a marina





Eglise Sainte Eugenie
Biarritz é muito agradável e oferece uma boa gastronomia além de excelentes vinhos.

Começando nosso último dia de viagem fomos para  Saint-Jean-Pied-de-Port, cidade fortaleza que na Idade Média era o último ponto de encontro dos peregrinos para Santiago de Compostela antes de entrarem na Espanha. Aqui também, em 778 o exército de Carlos Magno foi derrotado pelos bascos.

A fortaleza encontra-se na parte alta da cidade e quando um grupo de peregrinos se aproximava os sinos tocavam, os peregrinos cantavam e entravam pela Porte d'Espagne.










Daqui avista-se a cidade baixa e a região e uma placa avisa que, em dias claros, até o mar.







Na parte baixa o que mais encanta são as pontes de pedra e as portas medievais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário