segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Tropea - Itália 2015

Ainda na região da Calábria iríamos para Tropea, a "Pérola do Mar Tirreno". Teríamos umas duas horas de estrada até lá e tempo para conhecê-la, só não esperávamos encontrar caminhos estreitos e cheios de mata, vimos até caçadores. Gostamos desse tipo de estrada mas aqui víamos o mar muito abaixo e uma região de mata densa até ele. O pior foi quando encontramos um bloqueio no caminho que fazíamos, ainda bem que no retorno vimos um carro descendo uma pequena rua e por lá fomos... mas foi estressante e ficamos apreensivos e quando chegamos em Tropea almoçamos e fomos descansar. Só visitamos a cidade a noite e no dia seguinte fomos até a bela praia onde fica.

Ficamos num hotel a beira mar, cerca de 10 minutos a pé da cidade, e fomos recompensados com este incrível pôr do sol.

Tropea é muito antiga e possui vestígios gregos e romanos, uma de suas lendas mais famosa diz que foi fundada por Hércules quando voltava de um dos seus doze trabalhos. Lendas a parte a cidade está construída sobre uma colina tendo em frente uma antiga ilha, hoje uma península, que abriga o Santuário di Santa Maria delll'Isola, um santuário medieval beneditino.

Era domingo a noite e havia um bom número de turistas circulando por lá, principalmente pela sua principal via, Corso Vittorio Emanuele II, com lojas e restaurantes.

Aqui na Piazza Ercole fica um palácio, hoje uma oficina de turismo foi a universidade local.

Da Piazza saindo pela Via Roma chegamos ao Duomo, a catedral com origem normanda e muitas reconstruções.

É uma delícia se perder por suas ruelas que geralmente terminam num mirante já que estamos num penhasco. Nas lojas sempre se encontram pimenta calabresa e seu produto mais famoso, a cebola roxa, presente na pizza que comemos e até em sorvetes.

A encontramos até no café da manhã, doce e saborosa.

Após o café fomos explorar um pouco mais a região.

Nos encaminhamos para o santuário e é ali que o encantamento é maior.

O dia estava lindo, a areia é branquinha, o mar é azul e cristalino.

Sob a península fica a Grotta del Palombaro

O acesso para o Santuário é por uma escada íngreme na rocha, mas achamos que vê-lo assim já era suficiente.

Em frente ficam as falésias e a cidade.