segunda-feira, 17 de abril de 2023

Serra da Estrela - Portugal 2023

Começamos nossa visita na Serra da Estrela por Linhares da Beira, a vimos assim, suas muralhas e torres no alto

Teve seu primeiro povoamento no séc. XIII a.C. depois vieram romanos, visigodos, árabes e hoje é um museu a céu aberto, suas ruelas estreitas mostram as casas construídas em granito

até que se chega ao topo do monte rochoso onde se encontra o Castelo perfeitamente integrado às rochas.

Ao redor muitas construções que usaram as rochas como paredes.

Seguimos pela serra em direção a Manteigas onde dormiríamos, pelo caminho muita beleza, muitos mirantes

e algumas formações rochosas com nome como a Cabeça do Velho a 1.200 metros de altitude.

Chegando próximo ao hotel vimos a Casa Fraga, perfeita integração rocha-casa.

E tivemos uma boa surpresa, recebemos um upgrade e ficamos num hotel 5 estrelas da mesma rede, uma linda varanda com esta vista da cidade

e um jantar magnífico num ambiente lindo.

No dia seguinte um excelente café da manhã e é do terraço que se avista melhor a cidade Manteigas, encravada na serra, rodeada por estradas sinuosas

e para ela fomos até chegarmos ao Rio Zêzere onde fica a Fonte Santa

daqui seguimos por uma estrada que nos levou a um miradouro

e ao Poço do Inferno, uma queda de água a 1.080 metros de altitude que forma uma pequena lagoa, há estacionamento um pouco antes da queda. Há uma escada contornando a rocha que chega a uma ponte sobre a lagoa mas não nos arriscamos.

Da estrada mais uma vista de Manteigas

A ideia era percorrer as redondezas chegando ao Covão da Ametade, uma depressão ao redor da montanha Cântaro Magro, mas trabalhos na estrada nos impediram de chegar até lá e olha que tentamos várias formas. A imagem abaixo é do site https://www.visitmanteigas.pt/descobrir/covao-dametade/

Acabamos indo por uma estrada não pavimentada e depois de muitos solavancos chegamos ao topo da serra, já avistávamos as estradas sinuosas que a percorrem

e a Torre, seu ponto mais alto.

Por fim chegamos à estrada principal

e dos mirantes ver as curvas que ela faz

as estratégias da engenharia

e as do homem que esculpiram uma santa, Nossa Senhora da Boa Estrela

ao redor grandes rochas

em alguns lugares ainda havia gelo

e logo encontramos o Cântaro Magro, uma grande rocha com paredes escarpadas, um dos símbolos da Serra

logo chegamos à Torre, seu ponto mais alto com 1.993 metros de altitude.

Aqui há restaurantes, banheiros e lojas que vendem basicamente dois produtos de excelência, os com lã, aliás ficamos num dos hotéis da rede Burel, e o famoso queijo da Serra da Estrela, queríamos levar tudo...

Começamos a descer e chegamos na Lagoa Comprida, a maior das lagoas do maciço superior da serra, onde foi construída uma barragem sendo o maior reservatório de água da região.

Por fim fomos para Coja, uma pequena cidade às margens do Rio Alva que por suas praias fluviais possui uma boa estrutura turística.