domingo, 15 de janeiro de 2012

de Oslo a Laerdal - Escandinávia 2011

Chegamos em Oslo e de ônibus fomos em direção a Laerdal, cerca de 315 km. O primeiro impacto foi a Ilha de Utoya há 40 km de Oslo, local da tragédia ocorrida em julho de 2011 com a morte de vários adolescentes. Os noruegueses desde essa época vêem prestando homenagem aos mortos através de flores depositadas ou no continente próximo a ilha ou na igreja de Oslo.

Ilha de Utoya
flores depositadas frente a ilha
Paramos na cidade de Gol, local de esportes de inverno.

Gol
No caminho a exuberante beleza da Noruega aparece a todo instante.Pena as fotos terem reflexo pois foram tiradas de dentro do ônibus.

Antes de chegar a Laerdal passamos pelas famosas igrejas de madeira (Stavkirke) da Noruega, paramos na de Borgund, a mais preservada.  Esta igreja foi construida no séc. XII, no total são 28 igrejas de madeira na Noruega mas já foram no total de 1000 igrejas. Seu interior é pequeno e escuro pois não há janelas  e  há um cemitério ao redor.

Há uma pequena loja mas gostamos mesmo foi das cerejas vendidas por agricultores de lá....deliciosas...
O local além da linda igreja ainda tem visuais incríveis, dignos da Noruega.

Chegamos em Laerdal no final da tarde. Esta pequena cidade é a porta para os fiordes por isso possue dois hotéis razoáveis para receber os turistas. Nosso guia nos informou que tais hotéis só abrem durante o verão e são dirigidos por eslavos, assim como nosso motorista que é lituano.
Laerdal é uma graça com suas casinhas coloridas, cachoeiras e muita tranquilidade. Por ser verão apesar de ser noite ainda existia luz solar tornando o local ainda mais encantador. Encontramos até uma banda ensaiando para os moradores...incrível....