“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 22 de janeiro de 2012

Estocolmo - Escandinávia 2011

Estocolmo, a linda capital da Suécia, foi fundada em 1250 em uma pequena ilha, hoje é uma cidade formada por 14 ilhas interligadas por pontes e viadutos num conjunto maravilhoso visto, na foto abaixo, de um mirante.


Um dos prédios mais bonitos e famosos da cidade é a sua prefeitura, Stadshuset, construído entre 1911 e 1923 com oito milhões de tijolos. Imperdível....

Stadshuset -fachada
praça da prefeitura

No seu interior há lindos salões. O primeiro é o Salão Azul que recebeu esse nome  pois  a idéia inicial do arquiteto era que fosse azul mas preferiu deixá-lo com os tijolos a mostra. É aqui que se realiza a festa do Prêmio Nobel e onde se encontra um dos maiores órgãos da Europa, com 10.000 tubos.
Salão Azul

A Sala do Conselho é onde se reune a Assembléia Municipal da cidade. Destaque para o teto que simula uma cabana viking.
Sala do Conselho

A Abóboda dos Cem é a entrada de honra da Câmara Municipal. Destaque para o carrilhão com São Jorge, santo padroeiro da cidade.
Abóbada dos Cem

A Galeria do Príncipe é usada para recepções oficiais. De suas janelas tem-se lindas vistas do Riddarfjarden e do lago Malaren, que estão reproduzidas em afrescos em uma das paredes do salão.
Galeria do Príncipe
vista da Galeria dos Príncipes
A última sala é a mais impressionante, a Sala Dourada, formada por mais de 18 milhões de mosaicos de vidro e ouro. É usada para banquetes com lugar para 700 convidados sentados. A figura principal é a da Rainha Malaren com representações do ocidente e do oriente a homenageando. Quando conheci o Salão Árabe do Palácio da Bolsa no Porto achei que não veria nada mais belo e suntuoso mas esta sala é incrível, maravilhosa!!!
Sala Dourada
Rainha Malaren
14 bis voando em volta da torre Eiffel na homenagem do ocidente
Atravessando a ponte chegamos no centro antigo da cidade, Gamla Stan, fundada pelos vikings no séc. XIII. Os destaques são as ruelas, casinhas coloridas e a praça Stortorget.


Stortorget
cabine telefônica
Lá também se encontra o Palácio Real, Kungliga Slottet, e a Catedral de Estocolmo, Storkyrkan. O Palácio Real não é mais a moradia dos reis  mas o edifício ainda é usado para banquetes oficiais.
Palácio Real
movimentada praça onde fica o Palácio Real
A Catedral erguida há 700 anos  é usada nas cerimônias da família real e foi aqui que aconteceu o casamento do rei com a rainha Sílvia que é brasileira. No seu interior há uma escultura de São Jorge e o Dragão para celebrar uma vitória sobre a Dinamarca em 1471. Encontra-se na Praça Maior que possui um obelisco construído pelo rei Gustav III em homenagem ao povo de Estocolmo.
Storkyrkan e o obelisco
Obelisco e o Palácio Real a esquerda
Se der sorte pode apreciar a troca da guarda que é acompanhada por uma banda que faz um desfile pela cidade nos meses de junho a agosto ao meio dia.

É muito bom andar pela rua de pedestres, Drottninggatan, que vai da moderna praça Sergels Torg até Gamla Stan, passando por várias lojas, bares e restaurantes e oferecendo lindas vistas nas pontes.
Drottninggatan


Antes de chegar a Gamla Stan passa-se pelo prédio do Parlamento, Riksdag.
Riksdag

Passando o Parlamento estamos novamente no lindo centro antigo da cidade, lugar ótimo para se perder.


Há vários museus na cidade e escolhemos o Museu Vasa para visitar. Este é um museu de uma única atração, um navio do séc. XVII que naufragou logo após partir na sua primeira viagem. Ficou submerso por 333 anos no lodo, o que manteve preservada sua estrutura. Foi retirado praticamente intacto em 1961, sua restauração levou 50 anos, 98% de sua estrutura é original. É grande o impacto quando se entra no museu, o grande navio de guerra está ali, exposto a meia luz.....magnífico!!!!

Museu Vasa




reprodução de figuras de proa e popa como eram suas cores











Nenhum comentário:

Postar um comentário