“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gorges du Verdon, França - Sul da França e Suíça 2012

Distante 18 km de Moustier-Sainte-Marie fica o Lac de Sainte Croix, um lago artificial formado pelas águas verdes do Rio Verdon onde se praticam muitos esportes náuticos. Tem 12 km de comprimento por 2 a 4 km de largura sendo o terceiro maior lago da França. Sua construção sacrificou cavernas paleolíticas, a ponte medieval de Aiguines, uma fonte de água doce e uma vila, Salles-Sur-Verdon, que foi reconstruída ao lado do lago.







Lago e Ponte de Galetas ao fundo

Da ponte de Galetas vê-se o Rio Verdon chegando ao lago.

Ponte de Galetas
Rio Verdon
 O caminho do rio, que nasce nos Alpes, é num vale entre rochas que chegam a atingir 700 metros de altura com 8 a 90 metros de largura. A estrada que o segue é estreita e sinuosa com poucos pontos que permitam parar o carro, fica difícil apreciar o maravilhoso visual e prestar atenção à estrada.

um dos poucos lugares onde pudemos parar e ver o lago

Desfiladeiro do Verdon




Após cerca de 33 km com muitas curvas e vários "Nossa !!!!Olha que lindo" chegamos a La Palud-Sur-Verdon, uma pequena vila de onde sai a Route des Cretes, um caminho que retorna a mesma vila mas que possue vários pontos para melhor ver o rio e seu vale, é assombroso....

vejam a altura deste paredão

platô

vilas

o mesmo paredão e alguém praticando rapel







O desfiladeiro segue por mais uns 25 Km até Castellane mas não fomos até ela, preferimos dormir num castelo, Chateau de Trigance. Ao nos aproximarmos de Trigance já o avistamos.

Chateau de Trigance

O castelo é muito bonito e oferece lindas vistas.





Gostamos também da decoração mas não havia muito a fazer, internet só no hall da recepção, ficamos esperando a hora de jantar. Foi uma experiência válida mas preferimos ficar nas cidades e vilas e não  restritos às dependências do hotel.

De manhã a neblina cobria quase tudo.



Mas poucas horas após, quando íamos embora, já era possível admirar o castelo e sua vila.


Abaixo um mapa da região































































2 comentários:

  1. Cara Inês. Que região impressionante, de poucos conhecida, essa do Gorges du Verdon. A fizemos num dia de sol e calor, de carro. Adoramos e nos impressionamos. Já recomendamos para os amigos, que não sabiam da sua existência e, quando foram visitar, também se impressionaram. Parabéns pelo bom gosto de vocês. Abraço. Narcísio.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Narcísio, o lugar é lindo e pouco conhecido. Foi uma experiência inesquecível. Abraços

    ResponderExcluir