“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sábado, 23 de novembro de 2013

Molina de Aragão, Castilla la Mancha - Espanha 2013

Saimos de Teruel para Siguenza e decidimos passar novamente por Albarracin e seguir por estradas secundárias. Entre Teruel e Albarracin encontramos um castelo em ruínas e dois povoados com seus encantos e história.

Castelo de Santa Croche, séc. XII



Gea de Albarracin
Cella e sua igreja
prefeitura de Cella
Entramos na Serra de Albarracin e passamos por uma estrada toda arborizada, vimos carros estacionados e pessoas com cestas e cães, acreditamos que procuravam trufas...


no caminho belas paisagens, a primeira do Parque Natural do Alto Tejo, o mesmo de Lisboa



até que nos deparamos com esta vista


Era Molina de Aragão protegida pelo seu castelo.


Os árabes criaram aqui um dos Reinos de Taifa no séc. XI quando foi governada pelo Rei Abengalbon, amigo de El Cid que aqui pernoitou. Em 1129 foi reconquistada pelo Rei Alfonso I, durante a Idade Média era habitada tanto por cristãos quanto por árabes e judeus.

Percorríamos a cidade a procura do castelo


Igreja de São Francisco

até que o encontramos


Construído pelos árabes foi usado pelos cristãos como moradia e defesa. Sua muralha, conhecida como "El Cinto",  abraçava toda a cidade. Possuía 8 torres das quais restam 4, entre elas a Torre do Relógio.


Torre do Relógio
Isolada da fortificação está a Torre de Aragão, importante para a vigilância.



Molina presenciou várias batalhas, na Idade Média entre as regiões de Aragão e Castilla la Mancha e na Guerra da Independência entre espanhóis e franceses no séc. XIX.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário