“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Arco, Riva del Garda e Trento, Itália - ao redor dos Alpes 2017

Arco é uma pequena cidade que nos chamou atenção pelo castelo construído no alto de um penhasco, mesmo antes de chegarmos já avistávamos uma de suas torres.


Mas ao nos aproximarmos deixamos de vê-lo, estacionamos e entramos na cidade, logo vimos uma foto aérea maravilhosa e conseguimos entender um pouquinho de como a cidade cresceu.




Pelas suas ruas muitas lojas especializadas em escalada e percebemos que a cidade é famosa entre os praticantes dessa atividade, oferecendo muitas trilhas. Um dos grandes desafios é escalar a falésia que tem no alto o castelo.

2 pessoas escalando
com zoom


Caminhando pela cidade chegamos na praça principal onde fica a igreja


e é daqui que melhor se avista o castelo,


que também se mostrou ao sairmos da cidade em direção ao Lago de Garda.



Já visitamos a parte sul e leste desse lago que é o maior da Itália e desta vez conhecemos uma cidade da parte norte, Riva del Garda, dominada por ciclistas e velejadores mas com um belo centro antigo.






Aqui o lago é mais estreito e sua relação com as montanhas é maior.





Ao lado fica Torbole sul Garda, onde mora um dos nossos melhores velejadores, Robert Scheidt, mas no caminho acabamos por subir e chegamos em Nago com uma incrível vista panorâmica.





Dormimos em Trento, nos apaixonamos por uma foto de sua praça principal, Piazza Duomo, mas ocorriam obras no local.



Na praça ficam o Palazzo Pretorio e o Duomo, aqui aconteceram algumas das reuniões do Concílio de Trento.








Ao centro a Fonte de Netuno já que o nome romano da cidade era Tridentum. Ao redor lojas e restaurantes e algumas fachadas decoradas com afrescos.



Há também o enorme Castelo del Buonconsiglio, construído no séc. XIII é parte das muralhas da cidade, hoje abriga um museu.





No caminho entre essas cidades vimos dois castelos impressionantes, pela sua localização e pelo tamanho. O primeiro foi o Castelo Toblino, construído num lago hoje é um restaurante.







E o outro é o Castelo Beseno, o maior complexo fortificado da região. Percorremos uma estrada sinuosa até Dietrobeseno e só na volta pudemos vê-lo por inteiro.











Próximo a ele encontramos uma via de acesso e lá do alto avistamos toda a região.































Nenhum comentário:

Postar um comentário