“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cape Town I - África do Sul 2018

Cape Town ou Cidade do Cabo é o mais importante ponto turístico da África do Sul, encontra-se aos pés da Table Mountain (montanha da mesa) e apresenta influências holandesas, inglesas e africanas. Além da montanha outro ponto turístico é o cais reformado que recebeu o nome da Rainha Vitória e seu filho, V & A Waterfront, onde se encontram shoppings, lojas de artesanato, restaurantes, bares e vários hotéis e foi onde nós nos instalamos; uma delícia passear por aqui a qualquer hora do dia.

Chegamos num final de tarde de um sábado e reservamos mais quatro dias para conhecer a cidade e fazer os passeios tendo ela como base, os ingressos para visitar a Table Mountain compramos pelo site ainda aqui no Brasil http://www.tablemountain.net/. Como venta muito na cidade nem sempre o funicular funciona então os ingressos têm validade de 7 dias. Foi assim no dia que chegamos, um vento bem gelado mas isso não impedia que muitas pessoas estivessem circulando pelo Waterfront.



A Table Mountain sempre presente,



melhor ainda quando acompanhada de um dos excelentes vinhos sul africanos.



Mas o domingo amanheceu diferente, ensolarado e sem vento, e decidimos fazer o passeio para o Cabo da Boa Esperança. Saímos da cidade, pegamos a estrada mas logo apareceu um bloqueio, estava ocorrendo um passeio ciclístico e a estrada estava bloqueada, não conseguimos achar uma rota alternativa e retornamos para Cape Town; ainda tentamos fazer um roteiro cênico pelo lado contrário mas o mesmo aconteceu; acabamos por desistir, afinal tínhamos mais 3 dias, e decidimos curtir o domingo na cidade mesmo pois as vias estavam congestionadas ou bloqueadas.

Passeamos e exploramos o agradável Waterfront com suas praças, lojas e construções.







Na Nobel Square encontram-se as estátuas do quatro sul africanos ganhadores do Prêmio Nobel.





As lojas vendem muito artesanato, alguns um pouco difíceis de serem transportados...



 Grupos musicais se apresentam




As pontes são móveis possibilitando a passagem de embarcações maiores.





Há sempre muito beleza por onde se olha.





Por fim decidimos almoçar e nossa opção foi por frutos do mar, um prato único com camarões, mexilhão, lulas e peixe; restaurante cheio, tudo muito bom. Fomos descansar um pouco pois queríamos ver o pôr do sol daquele domingo tão lindo mas nem tudo sai como se planeja e no final da tarde o Carlos apresentou sintomas de uma intoxicação alimentar passando a noite inteira no banheiro, resultado não conseguiu nem sair do hotel na segunda e acabamos por perder mais um dia. A terça-feira era o único dia onde havia um programa fixo, era o aniversário do Carlos e iríamos almoçar numa das vinícolas ao redor de Cape Town mas na segunda-feira, pelo quadro apresentado, ficamos receosos e optamos por cancelar.

Agora teríamos apenas dois dias para fazer os passeios que tínhamos planejado, acontece, infelizmente...










































Nenhum comentário:

Postar um comentário