“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Galiléia, Israel - Terra Santa e Istambul 2012

Galiléia é a região norte de Israel cujo interior  montanhoso é repleto de árvores e que contém o Lago Kinneret. Este lago, uma bacia do Rio Jordão, tem 20 por 15 metros e está 216 metros abaixo do nível do mar, ficou conhecido como Mar da Galiléia já que em certos períodos os ventos fortes levantam ondas de até 4 metros de altura. A região é considerada o celeiro do país e tem  grande importância religiosa judaica com as cidades de Tzfat e Tibérias.

É  também muito importante para o Cristianismo já que Jesus passou aqui a maior parte da sua vida e aqui realizou seu primeiro milagre,transformando água em vinho na cidade de Caná de localização incerta mas próxima a Nazaré.  Aqui também ocorreram o Sermão da Montanha, a multiplicação dos pães e peixes e aqui Jesus caminhou sobre as águas do Mar da Galiléia.

Mar da Galiléia
O Monte das Bem Aventuranças fica às margens do lago e foi aqui que Jesus fez o Sermão da Montanha que começa com "bens aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino do céu". Neste local foi construida em 1937 pelos franciscanos uma igreja octagonal com 8 vitrais representando as 8 bem aventuranças. O local é muito bonito com lindos jardins e vistas do mar da Galiléia.




Seguimos para Tabkha, local onde Jesus fez a maior parte de suas pregações e onde foi construída em 1980 a Igreja da Multiplicação dos Pães e dos Peixes ou pelo seu nome grego Igreja Heptapegon sobre os restos de uma basílica bizantina do séc. V com fragmentos de lindos mosaicos.

Igreja Heptapegon (sete fontes)
interior da igreja
mosaico mais famoso representando os peixes e a cesta de pães
Bem próximo está Cafarnaum, local onde morava Pedro e onde Jesus morou por um bom tempo e onde realizou a maioria dos seus milagres ( fez um cego enxergar, fez um paralítico andar, curou a sogra de Pedro, fez aparecer uma moeda na boca de uma tilápia...) A casa de Pedro foi transformada em uma igreja depois foi revestida por uma estrutura octagonal no séc. V, que foi destruída pelos persas no séc. VII. A igreja franciscana que hoje existe foi construída em 1990 para preservar suas ruínas.

ruínas de casas com pedra basalto e atual igreja sobre a casa de Pedro
ruínas da casa de Pedro e da igreja anterior
casa de Pedro com fragmentos de mosaicos à esquerda
No local também há ruínas de uma sinagoga que foi construída depois de Cristo com pedra calcárea sobre uma outra de antes de Cristo com pedras basalto, a data da construção é incerta mas foi destruída no séc. VII.





detalhe dos tipos de pedra na construção das sinagogas
Outro lugar às margens do Mar da Galiléia é Yardenit, local do Rio Jordão onde teria ocorrido o batismo de Jesus Cristo por João Batista. Na verdade este local foi escolhido pelo fácil acesso já que o local do Rio Jordão onde se acredita ter acontecido o batismo fica na fronteira com a Jordânia.
Este local apresenta uma boa infra estrutura com vestiários para que as pessoas troquem de roupa para serem batizadas, vimos vários grupos fazendo o ritual. Também há lanchonete, restaurante e as constantes lojinhas. No pátio há painéis em azulejo com o trecho da Bíblia que fala do batismo em várias línguas. O em português estava distante e já era hora de ir embora então fotografamos o em italiano.

Rio Jordão





O local é muito bonito e é emocionante a cerimônia em grupo mas o que mais nos surpreendeu foi ver ao chegar duas ariranhas nadando tranquilamente, pareciam não se importar com tudo o que acontecia ao redor.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário