“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bordeaux, Saint Émilion e Hendaye, França - França e Espanha 2017

Bordeaux é, desde a era pré romana, um importante porto do comércio europeu e atualmente é a quinta maior cidade da França possuindo um grande polo industrial e marítimo. O nosso interesse era o seu centro antigo com mansões do séc. XVIII, aqui o que mais nos chamou atenção foi o espelho d'água entre o Rio Garonne e a Place de la Bourse com nobres edificações.







De um lado do rio vemos o novo, o moderno com o Museu do Vinho ao fundo



e do outro o antigo, a Pont de Pierre, primeira ponte de pedra construída na cidade, foi inaugurada em 1.822 e encomendada por Napoleão Bonaparte.



No local onde termina a ponte fica a Porte de Bourgogne


mas a mais impressionante é a Porte Cailhau.




Muito próximo a ela está a Église Saint-Pierre.


Logo a seguir fica a bela Place du Parlement.



Outro belo lugar de frente para o rio é a Esplanade des Quinconces, um grande espaço onde ao fundo fica o Monumento aux Girondins, uma homenagem aos girondinos condenados à guilhotina por Robespierre mas no local um circo estava sendo montado.



A cidade é universitária e possui um clima vibrante com muitos restaurantes e bares, no dia novos alunos estavam sendo recepcionados e o exército acompanhava todo o movimento.

Antes de chegarmos em Bordeaux paramos em Saint Émilion, cidade que já conhecíamos mas que merece uma nova visita; revimos o claustro, suas ruelas íngremes, sua igreja monolítica, a praça principal com uma bela vista e as inúmeras vinícolas, cidade muito agradável.











Antes de atravessarmos a fronteira para a Espanha passaríamos por Hendaye para conhecer  o Château Observatoire Abbadia. Este château pertenceu a Antoine d'Abbadie, patrono da cultura basca, que aqui construiu um observatório de astronomia e que após a sua morte doou seu castelo à Academia de Ciências.

O caminho oferece lindas vistas.



 O que nos chamou atenção foi a localização próxima ao mar com vistas das falésias e aspectos exóticos do château com vários animais na sua fachada mas por desatenção da minha parte não vi que estaria fechado em outubro. Víamos pessoas caminhando ao lado do château e como só havia uma corrente passamos por ela e pelo menos visitamos o seu exterior.









Decidimos conhecer a cidade litorânea, Hendaye é bonita, agradável com uma grande praia e belas casas.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário