“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Aswan, Egito - Egito e Marrocos 2019

Aswan é uma cidade importante desde o tempo do Império Antigo pela sua localização entre rotas comerciais  e seu próspero mercado. Hoje é uma bela e moderna cidade, para nós foi a mais bonita que conhecemos no país.

moderna ponte sobre o Nilo em Aswan

É nesta cidade que foi construída uma primeira barragem pelos britânicos entre 1.898 e 1.902, o objetivo era regular o fluxo do rio controlando as enchentes e levando a um aumento das terras cultiváveis e geração de energia elétrica, mas em pouco tempo ela se mostrou insuficiente e quando Gamal Abdel Nasser presidia o país foi construída, entre 1.960 e 1.971, com a ajuda de outros países, principalmente a Rússia, a Grande Barragem ou Aswan Alta. Com 4 km de comprimento e 111 metros de altura originou o Lago Nasser, o maior lago artificial do mundo, e salvou o país da fome mas trouxe como consequências a transferência de dezenas de templos além de obrigar os agricultores a usar substâncias químicas já que não dispunham mais dos sedimentos do rio.

grande barragem de Aswan



monumento que homenageia a Rússia
Numa velha pedreira de granito fica o Obelisco Inacabado da época do Império Antigo, três lados da coluna foram esculpidos quando perceberam uma fenda na pedra o que levou ao abandono da peça que se tivesse sido terminada teria 41 metros de altura e pesaria mais que uma tonelada.




Mas o passeio mais legal é conhecer o Templo de Filae, construído no fim do período ptolomaico e início do romano mistura as arquiteturas egípcias e grego-romanas, aqui o Templo de Ísis é o edifício principal tendo sido um importante centro de peregrinação mesmo depois da era cristã. O templo ficou parcialmente submerso após a construção da primeira barragem e quando foi construída a Grande Barragem acabou sendo transferido para uma ilha próxima, ilha Agilika, e o acesso se faz por barco.









Entrando na ilha, alguns gatos depois, vimos o Templo de Ísis.












Ao lado do Templo de Ísis se vê o Pavilhão de Trajano com 14 colunas em estilo clássico.




Entrando um grande pátio aberto





mais a frente uma cruz cristã



e as marcas do tempo em que esteve parcialmente submerso.



Aqui também há um Nilômetro



e a vista ao redor é linda.





Por último fizemos uma visita opcional a uma Vila Núbia, povo de uma região ao sul do Egito que ocupava a área alagada e passou a morar em Aswan. Não nos encantou muito, o melhor foi a viagem de barco pelo Nilo onde pudemos ver

a beleza do Nilo e sua navegação





o Mausoléu de Aga Khan, um líder dos xiitas muçulmanos que era apaixonado por Aswan











uma grande duna e pessoas caminhando para o topo





passeios de camelo pelas areias do deserto





até que chegamos à Vila Núbia cuja maior característica é o colorido de suas casas



e a criação de crocodilos, coitado dos animais presos em lugares minúsculos...



Há muito comércio




e tem que se tomar muito cuidado com o camelos que os jovens conduzem.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário