“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

terça-feira, 29 de novembro de 2011

República Tcheca - leste Europeu 2010



REPÚBLICA TCHECA



Era o dia primeiro de maio, feriado do trabalho, e passaríamos este dia atravessando a República Tcheca do Nordeste ao Sul, paramos em algumas cidades que se encontravam em festa comemorando o feriado. No total foram 5 dias pelo país que é muito bonito, com várias cidades interessantes e um povo muito simpático. 

  • Olomouc: esta foi a nossa primeira parada e já nos deparamos com uma linda cidade em festa. A festa ocorria na praça principal que apresenta uma Coluna da Santíssima Trindade (1716-1717),  uma Cãmara Municipal que apresenta um relógio astronômico e várias fontes. Esta é uma das cidades mais antigas do país.
prefeitura com o relógio astronômico


Coluna da Santíssima Trindade
relógio astronômico

  •    Brno: esta é a segunda maior cidade do país. Fomos direto ao Spilberk, castelo construido no séc. XIII, que posteriormente  foi um Paço Real , uma fortaleza barroca, após as guerras napoleônicas foi usada como prisão pelos austríacos e também foi usada como prisão pelos nazistas. No dia encontrava-se em festa. 

pátio central em festa
Igreja de São Pedro e São Paulo vista do castelo

  •  Telc: esta cidade foi totalmente reconstruida após um incêndio em 1530. Possui uma praça principal delimitada por casas em tons pastéis, com uma coluna da Santíssima Trindade e o solar de Telc num dos topos. Todo o conjunto é separado por dois viveiros.
viveiro de peixes e o Solar de Telc ao fundo
praça central de Telc

  •  Jindrichuv Hradec: esta cidade de difícil nome também é rodeada por um viveiro de peixes, foi fundada no séc. XIII. A cidade velha é formada por uma praça repleta de casas coloridas e de um dos pontos tem-se o acesso ao castelo.
praça principal
acesso ao castelo

  •  Cesky Krumlov: é uma linda cidade, uma das mais visitadas do país. O centro da  cidade encontra-se rodeado pela água do Rio Moldava, nele encontram-se a Câmara Municipal e a Catedral de S. Vito. Do outro lado encontramos o Castelo de Krumlov. Ficamos numa pensão (Barbakan) na entrada do centro, último local aonde se vai com o carro, do hotel avistávamos o rio e a linda torre colorida do castelo.
Castelo
Ponte dos Arcos ligando o castelo ao seu teatro
fosso do castelo, infelizmente com dois ursos
cidade e a Catedral de S. Vito vistos do castelo

  •  Hluboká nad Vltavou: aqui encontramos mais um castelo do séc. XIII considerado uma das mais belas residências aristocráticas do país. Infelizmente ele estava fechado mas o seu exterior e seus jardins valeram a visita.
Castelo
frente do castelo com o seu brasão
detalhe da maçaneta na porta principal
pátio central do castelo

  •  Tábor: o centro antigo desta cidade que começou como um acampamento militar em 1420 concentra-se numa praça principal aonde encontramos a Câmara Municipal, a Igreja da Transfiguração  e várias casas com frontões trabalhados.
Praça principal com a Câmara Municipal
casa Ctibor com seu frontão rendilhado

  •  Kutná Hora: esta cidade possui belos edifícios mas o nosso interesse era conhecer um ossário secular localizado no subúrbio de Sedlec onde o entalhador Frantisek Rint criou candelabros, brasões e cruzes em 1870.
entrada do ossário
brasão
candelabro


  • Praga: esta é a cidade sempre esperada, quem nunca viu fotos da Ponte Carlos ou do relógio astronômico, nós também estávamos ansiosos mas o que já tínhamos visto no país tinha nos encantado, além de lugares lindos o povo é muito simpático, prestativo e acolhedor. Como em outras cidades já visitadas temos uma divisão natural feita pelo rio, no caso o Rio Moldava, de um lado temos o castelo e do outro a prefeitura e o bairro judeu, entre eles a Ponte Carlos. Vai se facilmente a pé de um lado a outro e para estarmos próximos a tudo escolhemos um pequeno hotel localizado em  Kampa, uma pequena ilha muito próxima a Ponte Carlos. Do nosso quarto avistávamos a ponte e ao sairmos bastavam alguns metros para se estar nela,  Hotel U Jezulatka, que além do atendimento acolhedor ainda possui um lindo relógio astronômico próximo a escada.
relógio astronômico no hotel
Ponte Carlos vista do nosso quarto
Ilha de Kampa, local do hotel

A primeira atração visitada foi a Ponte Carlos, mesmo com a proximidade do hotel foi impossível vê-la sem uma multidão, o tempo todo há muitas pessoas transitando por ali e , além de tudo isso, encontrava-se em obras. Foi construida em 1357, tem 16 pilares, 516m de comprimento e 10m de largura, as estátuas foram acrescentadas posteriormente. Apresenta torres góticas nas pontas, essas torres eram estruturas defensivas da cidade velha.
Ponte Carlos com o castelo ao fundo
Ponte Carlos vista do Castelo
Saindo do hotel subimos em direção ao castelo passando pela Praça do Pequeno Bairro (Malá Strana)  com a Igreja de S. Nicolau de 1703.
Praça do Pequeno Bairro (Malá Strana)
Continuamos subindo e chegamos ao castelo que teve sua construção iniciada no séc. IX e possui no seu interior tres igrejas e um mosteiro, além de pequenas casas construidas dentro das muralhas e que formam a Ruela Dourada. Atualmente o presidente do país mantém aí um gabinete, implicando na presença da guarda militar. Há um primeiro pátio separado do segundo pelo Portal Matias. O gabinete do presidente fica no segundo pátio, depois há a Catedral de S. Vito, a  Basílica e o Convento de S. Jorge, o Palácio de Lobkowicz (hoje um museu) e o antigo Paço Real.

primeiro pátio com o Portão Matias ao fundo
troca da guarda
segundo pátio

Catedral de S. Vito
Pórtico Dourado, entrada principal da catedral em ocasiões especiais
S. Jorge

De lá temos lindas vistas da cidade e da ponte Carlos.
cidade vista do Castelo
estranha parede vista do Castelo

Descemos por uma escada em direção a parede avistada na foto acima, esta pertence ao Palácio e Jardim Wallenstein. Este foi construido por um comandante militar com a intenção de ofuscar o Castelo, hoje é ocupado pelo Senado. Apresenta um lindo salão principal com afrescos e lindos jardins com esculturas e fontes.
Palácio Wallenstein com o Castelo ao fundo
No outro dia fomos para o outro lado do rio, a Cidade Velha ou Staré Mesto, que cresceu em torno de um mercado e que desde a idade média possue um bairro judaico, Josefov. Saindo da ponte encontramos um emaranhado de ruas com lojas e restaurantes e logo chegamos a praça principal da cidade velha. Na praça há uma monumento central com a estátua de Jan Hus, este é um herói do país, um reformador religioso queimado por heresia. Em volta do monumento encontramos vários edifícios como a Câmara da Cidade Velha, a Igreja de S. Nicolau, a Igreja de Nossa Senhora diante Tyn, casas com fachadas em destaque. Para se ver melhor todo esse conjunto pode-se subir ao topo da Câmara Municipal de onde se tem lindas vistas de toda a cidade.
Monumento a Jan Hus com o Palácio Kinky (fachada rosada)
Igreja de S. Nicolau
Igreja de Nossa Senhora diante Tyn
Casa Storch com S. Venceslau na fachada

Câmara Municipal com o relógio astronômico
relógio astronômico
Na praça encontramos um restaurante tipo churrascaria brasileira, Ambiente Brasileiro, recomendo para quem quiser comer um churrasquinho....
Nesse dia estava-se comemorando 65 anos do final da II Guerra Mundial e na praça havia exposições de fotos da época e de armas assim como um show onde flagramos alguém curtindo muito a música.



Há muito o que ser no Josefov, a Câmara Municipal Judaica, a Velha-Nova Sinagoga, a Sinagoga Maisel e o impressionante antigo cemitério judeu. Este foi o único cemitério dos judeus por mais de 300 anos e encontram-se no local mais de 12.000 lápides, calcula-se em mais de 100.000 o número de pessoas aqui enterradas.
Câmara Municipal Judaica com relógio hebraico cujos ponteiros giram da direita para a esquerda

Velha Nova Sinagoga
 Ainda havia  muito a se ver mas no tempo que sobrava preferíamos ficar curtindo a cidade velha e vendo a marca das horas com a parada dos apóstolos.....lindíssima....















































































3 comentários:

  1. Boa tarde
    Conheci o seu blog recentemente e estou a gostar bastante.
    Da republica checa só conheço Praga e adorei.
    É facil deslocar-se pelo país com carro alugado?
    Fizeram todas as cidades indicadas ( exceto Praga) em quantos dias?
    É seguro?
    E a dificuldade com a lingua?
    obrigada
    Sonia Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia é muito fácil andar pelo país. Da Polônia até Cesky levamos 2 dias, depois mais um dia até Praga e lá ficamos mais dois. Não tivemos nenhuma dificuldade, nos hotéis e restaurantes fala- se inglês e os jovens também falam. O país é lindo, cheio de lagos e nos sentimos sempre seguros. Só aconselho alugar o carro com GPS para facilitar o deslocamento.

      Abraços

      Excluir
  2. Muito obrigada pela sua resposta Inês.
    Este ano vou á Polonia, a Cracovia, mas para o ano penso fazer essa viagem.

    abraços
    Sonia

    ResponderExcluir