quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sirmione - Itália 2015

Sirmione, cidade há muito tempo nos nosso planos, nossa primeira parada, nosso melhor hotel...

Um atraso de 5 horas no voo de ida fez com que chegássemos a noite e só exploramos Sirmione no dia seguinte, também causou a primeira modificação no roteiro proposto, não passamos por Soncino.

Sirmione localiza-se numa península na parte sul do Lago di Garda. Ocupada desde antes de Cristo  foi uma importante cidade romana e ruínas da vila romana assim como do seu balneário se encontram na extremidade frente ao lago. Em 1889 com a descoberta de fontes de águas sulfurosas criou-se as Termas de Sirmione, mas foi a sua posição estratégica responsável pela construção de seu grande marco, o Castelo Scaligero, castelo medieval do séc. XII que presenciou um massacre dos cátaros que ali viviam.

Castelo Scaligero

O acesso ao centro histórico e ao castelo se faz por uma ponte levadiça.

Um dos castelos mais bem preservados da Itália, apresenta-se cercado de água por todos os lados. Na visita após o pátio central com um poço e torres fomos às muralhas e daqui tivemos lindas vistas de suas muralhas, do lago e da cidade.

entrada

pátio central

ponte  e Sirmione fora do centro histórico

muralhas e lago
muralhas
 Na foto abaixo vemos o centro histórico e ao fundo fica o Parque Arqueológico que é melhor avistado num passeio por barco, infelizmente não tivemos tempo de fazê-lo.

Encantamento total com as pequenas ruas, muitas floridas, repletas de lojas e restaurantes, e a sempre constante presença do lago.

A noite ainda visitamos a Igreja de Santa Maria da Neve

e mais encantamento

Belíssima Sirmione, um bom início de viagem.